Servidores do TRE/AL participam de curso sobre Reforma Eleitoral com especialista do RS
Durante toda esta terça-feira (24), os servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), participaram do “Curso sobre a reforma eleitoral: sistemas eleitorais e suas possíveis alterações”, ministrado pelo especialista em Direito Eleitoral Alexandre Basílio Coura, que também é servidor do TRE do Rio Grande do Sul (RS).

Durante toda esta terça-feira (24), os servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), participaram do “Curso sobre a reforma eleitoral: sistemas eleitorais e suas possíveis alterações”, ministrado pelo especialista em Direito Eleitoral Alexandre Basílio Coura, que também é servidor do TRE do Rio Grande do Sul (RS). O evento aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e reuniu servidores da Capital e do interior.
Organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), a capacitação objetiva atualizar os servidores sobre a adaptação da Justiça Eleitoral para as novas regras advindas com a Reforma Política aprovada pelo Congresso Nacional para as Eleições 2018. O presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques, participou da abertura do curso e, em seu pronunciamento, falou sobre a nova realidade de trabalho da Justiça Eleitoral em virtude do rezoneamento e da proximidade do pleito eleitoral.
“A Escola Judiciária Eleitoral estava meio parada mas, com a nova direção, deixamos claro que sua função é bem mais nobre e não estava sendo cumprida. Estabelecemos uma sequência de eventos deixando um pouco de lado Maceió e chegando a municípios do interior, levando noções de ética e cidadania para os jovens eleitores e, também, para os futuros eleitores, saciando o conhecimento deles sobre o ato de votar e sobre cidadania”, enfatizou Malta Marques.
O diretor da EJE, desembargador eleitoral Alberto Maya de Omena, o vice-diretor da EJE, desembargador eleitoral Luiz Vasconcelos Netto, o desembargador eleitoral Paulo Zacarias da Silva, a juíza Lorena Sotto Mayor, coordenadora da Esmal e o diretor-geral do TRE, Maurício Omena, compuseram a mesa solene que deu início ao curso. O grupo teatral Cazuadinha realizou uma apresentação teatral falando sobre a importância de não vender o voto e interagiu diretamente com os participantes.