Estudantes de Maceió participam de palestra sobre a importância do voto

Dezenas de estudantes do Colégio Santa Úrsula, em Maceió, participaram nesta quinta-feira (17), de uma palestra que ressaltou a importância do voto e da formação de uma consciência político-partidária nos jovens. O evento foi organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
Para o diretor da EJE e também responsável pela palestra, desembargador eleitoral Luciano Guimarães Matta, o evento é muito importante para que a Justiça Eleitoral possa levar aos jovens conhecimentos básicos sobre cidadania, estrutura política e combate aos crimes eleitorais. “É muito importante que esse público jovem, bastante conectado com a realidade brasileira através da internet e das redes sociais, tenha consciência de sua importância para a consolidação da democracia”, disse.
De acordo com Gabriel, aluno do 2º ano do Ensino Médio, a palestra foi importante para tirar dúvidas frequentes dos jovens, como a preparação para uma eleição e o funcionamento das urnas eletrônicas.
O coordenador do Colégio Santa Úrsula, Álvaro Leal, agradeceu a Justiça Eleitoral pela iniciativa e comemorou, ressaltando que os assuntos abordados durante a palestra “conectaram exatamente com o conteúdo que vem sendo ministrado em sala de aula em disciplinas como Sociologia e Filosofia. O melhor, ainda, é que formaremos cidadãos melhores e mais conscientes”.
O cronograma elaborado pela EJE prossegue nesta sexta-feira (18), com palestra no Colégio Contato, em Jatiúca, às 9h50.
Semana do Alistamento Jovem
Já na próxima segunda-feira (21), o TRE/AL lança a Semana do Alistamento Jovem, buscando levar uma grande quantidade de jovens entre 16 e 18 anos para tirar o título de eleitor. A campanha também tem o objetivo de fortalecer a cidadania, estimulando a participação do eleitor jovem nos rumos da política nacional, primeiramente por meio do voto consciente, em candidatos com a ficha limpa e, em seguida, com ações de fiscalização da atuação de seus representantes.
Além disso, evitar a formação de filas e tumultos nos dias finais do cadastro, em maio do ano que vem.
(FGB)