Faltam seis meses para o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2026

Faltam seis meses para o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2026

Faltam seis meses para o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2026

O primeiro turno das Eleições 2026 acontece apenas em 4 de outubro do próximo ano, mas o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) alerta: faltam seis meses para o fechamento do cadastro eleitoral. Eleitoras e eleitores têm até 6 de maio de 2026 para solicitar a emissão da primeira via do título, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização de dados e o cadastramento biométrico.

O encerramento do cadastro eleitoral ocorre 150 dias antes do pleito, conforme previsto no artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Esse prazo permite que a Justiça Eleitoral organize a logística da votação, o que inclui a definição das seções eleitorais e a produção dos materiais necessários para o dia da eleição.

Os serviços eleitorais podem ser requeridos de forma on-line, pelo Autoatendimento ao Eleitor no portal do TRE (www.tre-al.jus.br), ou presencialmente, nos cartórios eleitorais. Em Alagoas, o atendimento presencial nos cartórios é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Em Maceió, as pessoas também pode receber atendimento nas Centrais Já!, no Maceió Shopping ou no Benedito Bentes, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Em ambos os casos, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identidade com foto;
  • Comprovante de residência recente, emitido há, no mínimo, 3 meses e, no máximo, 1 ano;
  • Comprovante de quitação do serviço militar (para homens que completam 19 anos no ano em que forem requerer o Título);
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver).
ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido