Presidente do TRE/AL participa do Baile da Inclusão e é homenageado por ações cidadãs da Justiça Eleitoral
Presidente do TRE/AL participa do Baile da Inclusão e é homenageado por ações cidadãs da Justiça Eleitoral

O desembargador Klever Rêgo Loureiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), participou, na última terça-feira (23), do Baile Estadual da Inclusão. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e buscou dar protagonismo e visibilidade às pessoas com deficiência. Na oportunidade, o desembargador foi agraciado com o Prêmio Gerônimo Siqueira, em reconhecimento às ações inclusivas promovidas em sua gestão para ampliar a participação das pessoas com deficiência no processo eleitoral.
“Me sinto muito honrado e feliz com esse reconhecimento da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, pois demonstra que estivemos no caminho certo, ampliando nossas ações para que todas as pessoas, independente de suas condições físicas ou intelectuais, participem e tenham protagonismo no processo democrático”, evidenciou o desembargador Klever Loureiro.
A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, destacou que o baile é uma forma de promover a inclusão por meio da cultura, evidenciando talentos artísticos de pessoas com deficiência. “Além de celebrar a diversidade humana, o baile reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”, afirmou.
Projetos de destaque
A atual gestão do TRE de Alagoas se destacou pela promoção de projetos com foco no acesso aos serviços eleitorais para todas as pessoas, entre elas as com deficiências físicas ou intelectuais. Na eleição de 2024, o Tribunal lançou a Seção +Q Inclusiva, ampliando o protagonismo das pessoas com deficiência atuando como mesários e coordenadores de locais de votação.
Ainda em 2024, o TRE iniciou as atividades do projeto “Acessibilidade e Inclusão em Ação”, que surgiu após um mapeamento cuidadoso e estratégico das cidades alagoanas com maior concentração de eleitores com deficiência, levando, posteriormente, palestras de conscientização sobre a importância do voto e esclarecendo sobre os mecanismos de acessibilidade disponíveis nas urnas eletrônicas.
Em 2025, a Justiça Eleitoral de Alagoas integrou as ações do projeto “Todo Voto Importa”, coordenado pelos Laboratórios de Inovação dos TREs nordestinos e que busca aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Na última semana, o projeto promoveu o “Dia D da Acessibilidade”, com serviços eleitorais, feira de mães atípicas empreendedoras e atividades culturais no Fórum Eleitoral de Maceió.