Curso do CNJ tem 100 vagas para capacitação sobre governança das contratações
Curso do CNJ tem 100 vagas para capacitação sobre governança das contratações

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), abriu as inscrições nesta segunda-feira (8/9) para o curso Governança das Contratações. O objetivo é fomentar a formação em governança das contratações aos integrantes e gestores das unidades judiciárias responsáveis por essas atividades. Estão abertas 100 vagas.
O curso tem dois módulos com 30 horas/aula cada, na modalidade de ensino à distância, de forma assíncrona, ou seja, pode ser acessada a qualquer tempo pelo aluno. O primeiro módulo será ministrado pela plataforma EAD/CNJ. Para se inscrever, acesse o formulário aqui.
O primeiro módulo do curso tem como instrutores o professor Paulo Alves. Ele é presidente da Companhia de Soluções e Inteligência Governamental (CSI), diretor-presidente da Companhia Brasileira de Governança (CBG), servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal.
Conteúdo
O conteúdo introduz o aluno no tema, segundo a Lei 14.133/2021 e a Política de Governança das Contratações do Poder Judiciário, instituída pela Resolução CNJ n. 347/2020. Nesse contexto, será apresentado o Plano de Contratações Anual enquanto ferramenta de alinhamento entre estratégia, contratações e orçamento.
Com o curso, os participantes estarão aptos a reconhecer a gestão de riscos e os controles internos, desde os conceitos básicos até os instrumentos de gerenciamento de riscos e o modelo internacional das três linhas. Os órgãos do Judiciário também terão orientações para estabelecer um Modelo de Competências para as funções essenciais ao cumprimento da Nova Lei de Licitações e Contratos.
Outro aspecto abordado será o da gestão por competências, para seleção dos ocupantes das funções essenciais conforme o modelo de competências e a elaboração do Plano Anual de Capacitação.
Texto: Mariana Mainenti
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias