“A democracia é incumbência de toda a cidadania”, afirma presidente do TSE

Na solenidade de posse do novo presidente do STF, ministra Cármen Lúcia destacou que atentar contra a democracia é violentar a Constituição

“A democracia é incumbência de toda a cidadania”, afirma presidente do TSE

Durante a cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (29), a ministra do STF e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, defendeu o regime democrático, criticou a ditadura e estimulou cidadãs e cidadãos a fortalecerem a democracia. “A democracia não é incumbência única deste Supremo Tribunal Federal, senão de toda a cidadania. Não há democracia sem democratas, nem República sem repúblicos. O compromisso por essas escolhas é de todos e de cada um de nós”, enfatizou.

A ministra classificou a ditadura como “o pecado mortal da política” e ressaltou que nela “se extinguem as liberdades, violentam-se as instituições, introduz-se o medo e define-se o preço vil da covardia nas mentes e nos comportamentos, esvaziando-se a cidadania dos seus ideais de justiça e igualdade para todas as pessoas”.

A presidente do TSE ressaltou ainda que atentar contra a democracia é violentar a Constituição, desrespeitar a cidadania, enfraquecer o Estado de Direito, martirizando outra vez o passado e os que lutaram pelos direitos que hoje podemos usufruir, frustrando ainda um futuro mais humanitário e pacífico. “O ambiente democrático é o único que permite florescerem liberdades e frutificarem igualdades. A discórdia e a desavença são os venenos que se fermentam nas ditaduras”, afirmou.

MC/LC/DB

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido