TREs de Alagoas e do Ceará firmam parceria para aprimorar gestão de dados processuais
TREs de Alagoas e do Ceará firmam parceria para aprimorar gestão de dados processuais

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) firmou um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para implantação de painéis de estatísticas processuais desenvolvidos pela Justiça Eleitoral cearense. A iniciativa tem o objetivo de aprimorar o acompanhamento das situações processuais e fortalecer a gestão estratégica do TRE-AL.
O projeto foi proposto pela Corregedoria Regional Eleitoral de Alagoas e acolhido pelo presidente do Tribunal, desembargador Klever Loureiro. A ação busca suprir a necessidade de um sistema mais preciso e adaptado à realidade do TRE-AL. A solução permitirá a visualização de indicadores relacionados às metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao desempenho processual e a outros índices estratégicos utilizados para o Prêmio CNJ de Qualidade.
A parceria prevê a cessão gratuita e não exclusiva da tecnologia desenvolvida pelo TRE-CE, que recebeu o Selo Excelência do Prêmio CNJ de Qualidade 2024. Além do compartilhamento dos painéis em Power BI, o acordo inclui treinamento e transferência de conhecimento técnico e operacional para as equipes alagoanas.
De acordo com o desembargador Alcides Gusmão da Silva, vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-AL, a cooperação representa um avanço importante para o fortalecimento da governança de dados no Regional.
“A iniciativa trará ganhos significativos em eficiência, controle de metas e dará mais autenticidade às informações processuais, contribuindo para uma gestão ainda mais moderna e transparente”, destacou o magistrado.
O acordo tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado, e não envolve repasse de recursos financeiros entre as instituições, ficando o TRE-AL responsável apenas pelos custos de deslocamento e hospedagem das equipes técnicas e negociais envolvidas na implantação.