Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: participação da mulher no processo eleitoral é tema de artigo

Autora constata o papel cada vez mais relevante do Judiciário na garantia da aplicação da legislação de cotas

Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: participação da mulher no processo eleitoral é tema de ...

As cotas eleitorais de gênero são apontadas como um dos principais mecanismos para a construção de uma sociedade mais igualitária e refletem diretamente na estruturação política e social do Brasil. No entanto, apesar de mais de duas décadas de vigência da legislação sobre a temática, o país ainda ocupa uma posição desfavorável no ranking global de representatividade feminina. Essa é uma das conclusões do artigo A participação da mulher no processo eleitoral e a eficácia das políticas de gênero adotadas no Brasil, disponível na Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral (BDJE).

Na publicação, a autora Fernanda Reis Cerqueira analisa a evolução das cotas de gênero no sistema eleitoral brasileiro, bem como a efetividade dessas políticas na promoção da representatividade feminina na política, além de identificar fatores que colaboram para a baixa eficácia da legislação no país.

O artigo destaca também o papel crucial e cada vez mais relevante do Poder Judiciário, notadamente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fim de garantir a aplicação efetiva da lei de cotas. Segundo a autora, a atuação da Justiça tem sido fundamental para fiscalizar, impulsionar e concretizar o cumprimento das normas que visam ampliar a presença feminina na política, para promover um ambiente mais equitativo e representativo do ponto de vista de gênero na esfera pública brasileira.

Leia a íntegra do artigo A participação da mulher no processo eleitoral e a eficácia das políticas de gênero adotadas no Brasil.

Biblioteca Digital da JE

Essa e outras publicações fazem parte do acervo da BDJE, uma ferramenta institucional com um patrimônio de mais de 12 mil itens acessíveis ao público. Os documentos digitais tratam de conteúdo eleitoral e partidário, de direito constitucional, administrativo, civil, processual civil, do trabalho e de áreas afins, entre obras clássicas e conteúdos publicados recentemente.

Além de novos materiais, a BDJE disponibiliza coleções atualizadas na seção de obras raras, dentro da comunidade Doutrina, que pode ser acessada diretamente pelo linkhttps://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/4135.

Como acessar a BDJE

A Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral está disponível para consulta na internet pelo endereço https://bibliotecadigital.tse.jus.br.

O público em geral pode acessar e fazer download das obras publicadas na BDJE, excetuando-se aquelas restritas aos membros e servidores do TSE e dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Nesse caso, se a pessoa interessada não se encaixar no perfil mencionado e tiver interesse em item de acesso restrito, deverá entrar em contato com a Seção de Biblioteca Digital (sebbd@tse.jus.br), que avaliará a possibilidade de envio do material demandado.

CL/LC/DB

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido