TRE/AL nomeia membros do Comitê Gestor do Observatório da Desinformação
TRE/AL nomeia membros do Comitê Gestor do Observatório da Desinformação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Klever Rêgo Loureiro, nomeou os integrantes do Comitê Gestor do Observatório da Desinformação, por meio da Portaria nº 201/2025, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta segunda-feira (13). O grupo será responsável por propor, acompanhar e avaliar as ações de combate à desinformação eleitoral no Estado.
O comitê é composto por representantes de seis instituições parceiras: TRE de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Justiça de Alagoas(TJAL) e Ministério Público Estadual (MPE). Cada órgão indicou membros titulares, suplentes e representantes das assessorias de comunicação e jurídica.
Pelo TRE, os representantes nomeados são o desembargador eleitoral Sóstenes Alex Costa de Andrade (titular), Flávia Lima Costa Gomes de Barros (suplente e representante da Assessoria de Comunicação) e Vitor de Andrade Monteiro (Assessoria Jurídica). A UFAL será representada por Andrea Moreira Gonçalves de Albuquerque e Ranulfo Paranhos dos Santos Filho, enquanto a Secretaria de Comunicação do Estado indicou Wendel Palhares Costa e Cláudio Martins Costa Filho.
Também integram o comitê Marcelo Jatobá Lôbo (MPF), Lívia Maria Mattos Melo (TJ/AL) e José Carlos Silva Castro (MPE/AL), entre outros nomes indicados oficialmente pelas respectivas instituições.
De acordo com a portaria, o Comitê Gestor tem como finalidade promover a articulação interinstitucional e o enfrentamento coordenado da desinformação no processo eleitoral, fortalecendo a transparência e a confiança nas eleições.