CNJ abre inscrições para Seminários de Pesquisas Empíricas sobre o Judiciário
CNJ abre inscrições para Seminários de Pesquisas Empíricas sobre o Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias, edital de inscrição de trabalhos para apresentação nos Seminários de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias de 2026. Poderão se inscrever magistrados, servidores e pesquisadores com trabalhos empíricos concluídos a respeito do Judiciário. Pesquisas ainda em andamento não serão aceitas.
Os interessados em incluir seus trabalhos nas apresentações dos seminários devem se inscrever por meio de link disponibilizado no site do CNJ. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo formulário eletrônico entre 15 de outubro e 17 de novembro de 2025.
Com objetivo de divulgar e debater estudos que envolvam coleta de dados e análise empírica sobre o funcionamento do Poder Judiciário, os seminários vêm promovendo a troca de conhecimento entre tribunais, comunidade acadêmica e demais integrantes do sistema de Justiça.
De acordo com o edital, no dia 17 de dezembro, o CNJ deverá divulgar resultado da seleção dos trabalhos e, em 27 de fevereiro, a publicação do calendário de apresentações. Estão previstos para o dia 5 de março o início dos seminários.
As apresentações ocorrerão online, às quintas-feiras, e os autores selecionados terão 20 minutos para expor suas pesquisas. Os participantes atuarão de forma voluntária, sem remuneração, e receberão certificados. O edital também estabelece regras sobre uso de imagem, prazos, seleção e responsabilidades dos autores.
Acesse o edital.
Texto: Ana Moura
Edição: Beatriz Borges
Agência CNJ de Notícias