Presidente do TSE se reúne com lideranças indígenas

Encontro serviu para discutir procedimentos de verificação étnica

Presidente do TSE se reúne com lideranças indígenas

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, recebeu em audiência, nesta quarta-feira (15), a ministra de Estado dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) e demais representantes dos povos originários.

Na ocasião, foram apresentadas sugestões para que a Justiça Eleitoral adote procedimentos de verificação de pertencimento étnico para candidaturas eleitorais autodeclaradas indígenas, com base na Resolução nº 3/2025 do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI).

Pela sugestão, candidatas e candidatos autodeclarados indígenas seriam demandados a apresentar documentação específica comprobatória de seu pertencimento étnico para o registro da candidatura. O trabalho de verificação caberia aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ou aos próprios partidos, orientados pela Justiça Eleitoral.

Eventuais candidaturas ilegítimas poderiam ser impugnadas por lideranças e representações legalmente reconhecidas pelos povos indígenas.

Ações que reforçam o direito de votar e de ser votado dos povos originários têm sido uma das bandeiras da Justiça Eleitoral para ampliar a representatividade dos povos indígenas na política.

JP/LC, EM

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido