16º Simulado Nacional de Hardware é concluído em Alagoas com 340 urnas testadas
16º Simulado Nacional de Hardware é concluído em Alagoas com 340 urnas testadas

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) concluiu, na última quarta-feira (08), a participação no 16º Simulado Nacional de Hardware (SNH), promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante quatro dias de testes, foram avaliadas 340 urnas eletrônicas, o que equivale a aproximadamente 4% do total de urnas eletrônicas do estado.
Foram testadas urnas de todos os modelos que participarão das Eleições Gerais de 2026. O objetivo do simulado de hardware é verificar o desempenho e o comportamento dos sistemas que compõem o ecossistema das urnas eletrônicas em condições similares às de um dia real de votação, para identificar possíveis soluções para eventuais inconsistências operacionais encontradas a tempo de uma eleição oficial.
De acordo com Luiz Henrique de Lima Castro, da Seção de Provisão e Logística de Equipamentos Eleitorais (SPLOG), o procedimento visa assegurar a confiabilidade dos equipamentos. “Para os TREs, um simulado de hardware consiste na seleção aleatória de urnas para participar do evento, na preparação das urnas selecionadas com os dados do simulado e na realização de testes de votação em uma consulta popular que simulem um dia normal de votação, tomando nota de eventuais falhas nos equipamento ou das necessidades de substituição. Em Alagoas, poucas substituições foram necessárias e estamos concluindo o relatório técnico que será enviado ao TSE, que é o responsável por compilar os dados nacionais e divulgar o relatório final do evento”, explicou.
O Simulado Nacional de Hardware é parte do conjunto de ações do TSE para garantir a segurança, transparência e eficiência do processo eleitoral.