TRE-AL promove “Diálogos pela Vida” e reforça compromisso no enfrentamento à violência doméstica
TRE-AL promove “Diálogos pela Vida” e reforça compromisso no enfrentamento à violência doméstica

Com o objetivo de fortalecer o combate à violência contra a mulher e promover um espaço de escuta, conscientização e empoderamento, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) realizou, nesta sexta-feira (23), o evento “Diálogos pela Vida: Enfrentamento à Violência Doméstica”. A programação aconteceu no Plenário do Tribunal, reunindo servidores, representantes de instituições parceiras e público externo.
A ação foi organizada pela Comissão de Participação Institucional Feminina do TRE-AL, presidida pela desembargadora eleitoral Natália Von Sohsten, e abordou temas sensíveis e fundamentais na luta contra a violência doméstica, como o acesso às medidas protetivas de urgência, o papel da advocacia no acolhimento das vítimas e os julgamentos com perspectiva de gênero, conforme direciona a Resolução CNJ nº 254/2018.
Entre os destaques da atividade, estiveram os depoimentos emocionantes de duas mulheres vítima de violência, que contaram suas histórias e acenderam um alerta para relações abusivas. O evento também contou com da fala da diretora da Casa da Mulher Alagoana, Paula Simony Lopes Ferreira, sobre o acolhimento e o suporte oferecido pela instituição. Também participaram como palestrantes a advogada Amanda Montenegro, a promotora de Justiça Lídia Malta, e a a especialista em Ciências Criminais e em Direitos Humanos Andréa Santa Rosa, que também atua como secretária da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Além dos debates e palestras, a programação contou com momentos de cuidado e bem-estar, como apresentação de dança do ventre, maquiagem com consultora de beleza e sessão de auriculoterapia, proporcionando acolhimento e valorização da autoestima.
O evento foi realizado de forma presencial para os servidores lotados em Maceió, com controle de frequência para fins de abono de ponto, e transmitido online para os servidores do interior.