Evento do TRE/AL debate a presença de mulheres nos espaços de poder

O evento foi organizado pela Comissão de Participação Feminina e pela Ouvidoria da Mulher do TRE/AL, objetivando debater a participação das mulheres na política e nos espaços de poder.

Evento Mulheres Principal

Um auditório lotado e um marco na história da Justiça Eleitoral de Alagoas: foi assim que aconteceu o evento “Mulher e Poder: uma reflexão necessária”, na última quarta-feira (22). Organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), a roda de conversas reuniu a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Bucchianeri; a ex-governadora do Piauí Margarete Coelho e a advogada e defensora dos Direitos Humanos Lázara Carvalho.
"Estamos comemorando o mês da mulher. A discussão da participação da mulher nos espaços políticos é perene, ela deve acontecer sempre. Porque a mulher deve ocupar, no nosso sentir, todos os espaços na sociedade. E no campo político também, de forma que esse debate é muito importante. As palestrantes são pessoas de renome nacional e que despertaram nos presentes esse sentimento de que a mulher deve ser sempre valorizada", defendeu o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas.
O evento foi organizado pela Comissão de Participação Feminina e pela Ouvidoria da Mulher do TRE/AL, objetivando debater a participação das mulheres na política e nos espaços de poder. "A intenção é refletir por que nós conseguimos o voto em 1932 e agora, em 2023, ainda a gente tem uma participação tão baixa da mulher na política. E isso se reflete numa baixa representatividade no Congresso que, por sua vez, não direciona leis para essa sociedade plural", destacou a ouvidora da Mulher do TRE e organizadora do evento, desembargadora eleitoral Jamile Coelho.
Para Margarete Coelho, primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do Piauí e uma das palestrantes do evento, “as mulheres estão chegando ao poder e fazendo mudanças significativas nessa sociedade onde não cabe mais seguir os mesmos passos de sempre. A discussão sobre a temática nos permite falar sobre as nossas conquistas, lutas e usar a nossa voz para encorajar, de forma otimista, mulheres a exercerem o seu poder e as suas habilidades nos espaços onde quiserem ocupar”.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido