Sedes do TRE-AL

TRE-AL - Prédio Sede

À luz da CF de 1946, o TRE-AL foi inicialmente instalado (07 de outubro de 1946) num edifício localizado na Praça Visconde de Sinimbú, no centro da capital alagoana, e dada a precariedade da sua posse, deram-se as tratativas de doação do referido imóvel, o que aconteceu na gestão do Governador Afrânio Lages por intermédio de um projeto de Lei (lei nº 3.391), decretado e sancionado em 02 de setembro de 1974, devidamente formalizado em 30 de janeiro do ano posterior, sendo denominada a sua sede, doravante, de Corte Eleitoral.

Digno de nota, a lei preconizava que caso não houvesse a construção de um edifício para a Corte Eleitoral, tal omissão poderia implicar na reversão do ato que transferiu o imóvel à Justiça Eleitoral.

A doação efetivada foi devidamente comunicada ao Tribunal Superior Eleitoral, através de telegrama da lavra do Des. Helio Rocha Cabral Vasconcelos ao então Presidente do TSE, Min. Thompson Flores, em 02/09/1974.

No ano de 1977 inciou-se a construção de um edifício de cinco andares, momento em que o tribunal restou alocado à Rua Cônego Machado, 918, no bairro do Farol, local onde hoje funciona a Fundação Jayme de Altavila. A construção da nova sede demandou sete anos, sendo inaugurado em 27 de dezembro de 1984, na gestão do Des. Gerson Omena.

Por necessidades de reestruturação, o imóvel passou por uma completa reforma, além da construção de mais um andar, sendo reinaugurado na gestão do Des. Geraldo Tenório da Silveira. Enquanto havia a necessária reforma, a Corte Eleitoral funcionava em dois imóveis situados na Rua Dep. José Lages, uma na própria Praça Sinimbú e em dois galpões situados no bairro de Cruz das Almas.

Nesse processo de reforma , foram prestadas as devidas homenagens e nomeação de espaços da Justiça Eleitoral, a saber, a Sala da Corregedoria passou a ser denominada de Sala Dr. Paulo Roberto de Oliveira Lima ( 18/06/1999), a Sala de Sessões passou a ser denominada de Auditório Des Geraldo Tenório da Silveira ( 21/06/1999), a Biblioteca recebeu a denominação de Biblioteca Dr. Paulo d Rocha Campos ( 02/08/1999) e em 20/08/1999, o auditório recebeu a denominação de Auditório Dr. Humberto Eustáquio Soares Martins. Em 10/05/2004, a Sala da Direção Geral recebeu a denominação de Sala Dr. Zoroastro Bezerra de Barros.

  

A atual sede do TRE-AL

 

A então sede da Praça Sinimbú, por necessidade imperiosa quanto a segurança de seus servidores e adequação de novas tecnologias, e em função de apresentar problemas estruturais, deixou de ser a sede da Corte Eleitoral. Esta foi realocada, a partir de março de 2015, na gestão da Des. Elisabeth Carvalho Nascimento para edifício locado junto às Organizações Arnon de Melo, em prédio contíguo à sede da referida empresa. A atual sede sofreu adaptações que se findaram em dezembro de 2016 .

O edifício atual conta com 13 andares onde funciona toda a Administração da Justiça Eleitoral do Estado de Alagoas, sendo sede também do Pleno da Corte Eleitoral Estadual.

 Há ainda unidades descentralizadas da Administração, onde funcionam os galpões das Sessões de Patrimônio, Almoxarifado e Veículos, todas funcionando em unidades localizadas no bairro Antares, da capital alagoana.

 

Sede do Fórum Eleitoral da Capital

 

O Fórum Eleitoral da Capital instituído pela Res. 13.897/2000, passou a aglutinar os cartórios das 1ª, 2ª, 3ª e 54ª zona eleitorais, reunindo também a central de atendimento e o denominado Galpão das Urnas, restou edificado na Avenida Fernandes Lima, na capital alagoana. A construção do prédio ocorreu na gestão do Des. José Fernando lima Souza, sendo o edifício denominado Fórum Desembargador Antônio César de Moura Castro.