TRE-AL se consolida como um dos Tribunais mais engajados do país nas redes sociais
TRE-AL se consolida como um dos Tribunais mais engajados do país nas redes sociais

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) encerrou o segundo semestre de 2025 como uma das instituições do Poder Judiciário com melhor desempenho digital no Brasil. De acordo com levantamento feito através da plataforma Social Media Gov, o tribunal alcançou 469.561 interações nas redes sociais, garantindo a 7ª colocação no ranking nacional entre todos os órgãos monitorados, sendo instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O levantamento analisou o engajamento de instituições do Judiciário em plataformas como Instagram, Facebook, TikTok, X (Twitter) e YouTube, considerando formatos como vídeos, imagens, carrosséis e publicações em texto. Entre os órgãos da Justiça Eleitoral, o TRE-AL aparece como o terceiro mais engajado do país, ficando atrás apenas do TSE e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O desempenho supera, inclusive, tribunais de grande porte, como TRE-SP, Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).
No recorte regional, Alagoas se destacou como o terceiro estado com maior volume de engajamento digital, com 646.951 interações, à frente de estados como Pernambuco, Bahia, Ceará e Sergipe.
Liderança absoluta no Judiciário alagoano
No cenário estadual, o TRE-AL lidera com ampla vantagem, registrando um número que representa cerca de 70% de todo o engajamento do Judiciário em Alagoas no período analisado. O desempenho é mais de três vezes superior ao do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e mais de 14 vezes maior que o do Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas (TRT-AL).
O levantamento aponta ainda que o TikTok e o Instagram concentram 99,45% de todo o engajamento do Judiciário no Estado, com destaque para o TikTok, responsável por quase 60% das interações.

