Íntegra do discurso de posse do desembargador Alcides Gusmão da Silva
Pronunciamento foi feito durante posse solene na última sexta-feira (17)

"A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras." (Cícero)
Excelentíssimo Senhor Desembargador Klever Loureiro, que ora sucedo na missão de conduzir a Presidência do Tribunal, em nome de quem cumprimento os colegas desta Corte e me filio às homenagens hoje prestadas; Excelentíssimo Senhor Desembargador Fábio Bittencourt, Presidente de nosso Tribunal de origem - o TJ-AL, cuja saudação estendo às demais autoridades presentes; senhoras advogadas e senhores advogados, servidoras e servidores, e aquelas e aqueles que muito nos honram com sua presença nesta cerimônia de posse.
Seguindo o pensamento do filósofo romano Cícero, constante da citação que inicia esta fala, expresso, desde logo, minha profunda gratidão pelo reconhecimento de meus pares em conferir tão nobre e desafiante missão. Dirigir uma corte de justiça já traz em si o compromisso de trabalhar com total dedicação. Esse compromisso ganha expressivo significado quando se trata de uma Corte Eleitoral, para a qual são direcionadas demandas caras à democracia, a exemplo da garantia de lisura na organização do processo de escolha dos candidatos aos diversos cargos eletivos.
A organização de eleições tem feições múltiplas e vão desde medidas administrativas às funções jurisdicionais propriamente ditas, e nesse âmbito, cabe à Presidência do Tribunal, com apoio dos integrantes da Corte, conduzir as ações a cargo da Justiça Eleitoral tendo por parâmetros, acima de tudo, a Constituição, o diálogo e a harmonia entre os poderes.
Observamos, em nosso dia a dia, o quanto a sociedade, por seus órgãos e entidades representativas, têm exigido maior transparência do agir da Administração Pública, e como tem sido rigorosa na busca de respostas aos questionamentos que tem apresentado no âmbito do processo eleitoral. Nesse cenário, é nosso dever, como juízes de tão estimada corte, assegurar a firme e independente conduta na organização de eleições, para garantir o livre exercício do voto, em defesa da democracia.
Esse é o compromisso do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, cuja presidência, com muita honra e respeito, ora assumo, certo de que contarei com todo apoio e dedicação de meus pares, das servidoras e dos servidores dos cartórios eleitorais e do Tribunal, colaboradoras e colaboradores e, especialmente, dos cidadãos e eleitores, os quais, ao acolher a convocação da Justiça Eleitoral, fazem, de fato, funcionar as eleições, quer seja na qualidade de mesário ou de agente fiscalizador.
Esses e outros desafios se avolumam ao considerarmos a magnitude das eleições do próximo ano, nas quais o eleitor marcará seis importantes escolhas, entre cargos executivos e representantes proporcionais. Para que essas escolhas fluam com a regularidade e rapidez que tem sido a marca da Justiça Eleitoral é preciso manter as linhas mestras do planejamento então adotado por meus antecessores (e aqui registro o reconhecimento da gestão do Desembargador Klever Loureiro, na condução das eleições de 2024).
O planejamento das eleições engloba ações de diversas naturezas, incluindo expressivas parcerias institucionais, especialmente dos agentes de segurança pública, federais, estaduais e municipais. Ou seja, é preciso reconhecer que a ação integrada entre a Justiça Eleitoral e as diversas instituições e entidades parceiras é fundamental para assegurar as condições necessárias para o acesso de cerca de 2,3 milhões de eleitores ao voto. Esse é o compromisso que assumo ao tomar posse como Presidente desta Corte: garantir que esse padrão de eficiência e eficácia da Justiça Eleitoral seja a meta do Tribunal e de seus agentes, diretamente ou indiretamente vinculados. Para tanto, conclamo a todos que integram este Tribunal a partilhar desse propósito, pois o esforço e a dedicação conjuntos refletirão nos resultados e produtos entregues pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas à sociedade, em cumprimento à sua missão institucional.
Antes de concluir, expresso o agradecimento à minha família pela compreensão e apoio que sempre me proporcionou ao longo dessas várias décadas na magistratura; e votos de profícua gestão ao Desembargador Klever Loureiro, que volta a assumir a Corregedoria Regional Eleitoral, função por mim exercida até a corrente data juntamente à excelente equipe de servidores que me apoiou, à qual sou grato. A Corregedoria doravante contará com o zelo e dedicação que marca a atuação de Sua Excelência.
Por fim compartilho um pensamento citado por Dale Carnegie, autor conhecido na literatura corporativa, em seu livro "Como evitar preocupações e começar a viver" , que bem retrata
uma diretriz de conduta profissional:
"A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje."
Muito obrigado!