Pesquisa sobre atuação do Judiciário pode ser respondida até o dia 28/11

Pesquisa sobre atuação do Judiciário pode ser respondida até o dia 28/11

Pesquisa sobre atuação do Judiciário pode ser respondida até o dia 28/11

Qual a percepção do público sobre a atuação do Judiciário? Para responder essa e outras perguntas, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) elaborou a 2.ª Pesquisa sobre a Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro, que pode ser respondida até o dia 28 de novembro. Podem participar integrantes da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Advocacia, além de cidadãos e cidadãs que tenham acessado a Justiça nos últimos cinco anos.

O tempo médio de preenchimento da pesquisa é curto, estimado entre cinco e dez minutos, por meio de formulário eletrônico anônimo e confidencial. Até o momento, foram recebidas respostas de 4.354 advogados; 264 defensores públicos; e 362 membros do Ministério Público, além de 2.416 cidadãos. 

As participações, no entanto, estão abaixo do total recebido no primeiro levantamento, realizado em 2022, quando mais de 11 mil pessoas responderam. Para garantir que a percepção desse público seja bem representada, o CNJ prorrogou o prazo da pesquisa até o dia 28 de novembro.

O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirmou que o levantamento vai ajudar a compreender como o Judiciário está atuando, especialmente no que diz respeito ao acesso à Justiça, à tramitação dos processos, à qualidade dos serviços judiciais. Os resultados da pesquisa vão embasar o planejamento de ações e melhorias no Sistema Judiciário.

Prevista na Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, a pesquisa tem novas questões sobre serviços implementados recentemente, como a consulta unificada de processos por meio do Jus.Br. Além disso, esta edição traz perguntas abertas, que permite que os participantes expressem suas opiniões de forma mais detalhada. Dessa forma, será possível aprimorar a compreensão sobre as percepções do público em relação ao Judiciário.

O levantamento é realizado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ) em parceria com o Departamento de Gestão Estratégica (DGE/CNJ).

Texto: Lenir Camimura
Edição: Beatriz Borges
Agência CNJ de Notícias

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido