LIODS promove oficina sobre projeto “Apura+” com foco na celeridade da apuração das eleições
LIODS promove oficina sobre projeto “Apura+” com foco na celeridade da apuração das eleições

O Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (LIODS/TRE-AL) promoverá, na próxima sexta-feira (15), das 7h30 às 13h30, uma oficina voltada exclusivamente para os servidores e servidoras dos cartórios eleitorais do estado. A ação marca o início das atividades práticas do projeto “Apura+”, que tem como objetivo tornar a apuração das eleições mais rápida e eficiente, por meio do uso de inteligência de dados.
A iniciativa analisará dois indicadores fundamentais: o tempo de encerramento das urnas e o tempo de transmissão dos dados. A partir desses dados, o projeto pretende identificar gargalos e propor soluções colaborativas que contribuam para otimizar o processo de apuração.
Para isso, será utilizada a metodologia do design thinking, com o modelo de duplo diamante, reconhecido por estimular a criatividade, a empatia e o pensamento estratégico na resolução de problemas complexos.
A presença de representantes dos cartórios é essencial, tendo em vista que esses servidores são os responsáveis diretos pela organização das eleições em suas respectivas zonas. Cada cartório deverá indicar um servidor ou servidora para participar da oficina.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de maio de 2025, por meio do link:
📌 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc534ZOoyWuUYruDnm-OkIHUQj7aQ-eGdWK19HrMZeUpve7lg/viewform
A participação na oficina não gerará pagamento de diárias, mas os inscritos estarão dispensados da jornada de trabalho no período, mediante assinatura da lista de frequência.