Saiba o que era “fósforo” na esfera eleitoral. Confira no Glossário

Verbetes do serviço estão disponíveis em ordem alfabética para consulta no portal do TSE

Saiba o que era “fósforo” na esfera eleitoral. Confira no Glossário

Você sabe o que significa o termo “fósforo” na esfera eleitoral? Acessível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral explica que a expressão era empregada para designar o protagonista de um tipo de fraude eleitoral. No caso, o ”fósforo” era a pessoa que votava no lugar de um eleitor, ou seja, um impostor.

A possível origem do vocábulo decorreria da semelhança da antiga urna de madeira com uma caixa de fósforos. Nesse sentido, o “fósforo” se dispunha a “riscar”, isto é, a votar em qualquer urna.

O Glossário

O Glossário Eleitoral explica de maneira simples e direta mais de 300 verbetes jurídico-eleitorais. O serviço on-line revela, inclusive, expressões surgidas ao longo da história das eleições no país.

Para facilitar e dar agilidade à pesquisa, a terminologia do Glossário está distribuída em ordem alfabética no portal do Tribunal.

LB/EM/MM

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido