TRE-AL participa do III Encontro Nacional de Gestoras e Gestores do Processo Judicial Eletrônico (PJe)

TRE-AL participa do III Encontro Nacional de Gestoras e Gestores do Processo Judicial Eletrônico (PJe)

TRE-AL participa do III Encontro Nacional de Gestoras e Gestores do Processo Judicial Eletrônico...

Os servidores Alex Flávio Santos, da Coordenadoria de Registros Partidários, Autuação e Controle de Feitos – CRPACF, e Renata Ataíde, da Seção De Orientação, Inspeções e Correições – SOIC, estão representando o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) no III Encontro Nacional de Gestoras e Gestores do Processo Judicial Eletrônico (PJe). O evento acontece no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos dias 10 e 11 de junho.

Com o objetivo de contar o desenvolvimento do PJe em uma década e discutir atualizações e melhorias, a pauta do encontro contempla diversas questões, tais como: a história do sistema, os avanços proporcionados pelo PJe desde o início e módulos específicos do sistema, entre outros pontos.

A adoção do sistema propiciou a tramitação exclusivamente eletrônica dos processos judiciais e administrativos na Justiça Eleitoral (JE), o que resultou em um enorme ganho de tempo para a documentação apresentada pela advocacia, por partidos políticos e por candidatas e candidatos. A medida também proporcionou uma grande economia material, com a eliminação do papel nas instâncias da JE.

O PJe na Justiça Eleitoral

Eficiência, economia de recursos humanos e de materiais e aumento de transparência são os objetivos do constante desenvolvimento do PJe da Justiça Eleitoral, que foi elaborado para dar fim à tramitação processual em papel, permitindo às magistradas e aos magistrados, às servidoras e aos servidores e às advogadas e aos advogados a prática de atos processuais diretamente na plataforma. O processo garante maior acesso e transparência a jornalistas, candidatos, partidos e todas as pessoas implicadas no processo eleitoral.

“A tramitação em ambiente digital, além de agilizar o andamento do processo, garante amplo e simultâneo acesso aos documentos por diferentes partes interessadas, independentemente da localização dos autos. A integridade e a inviolabilidade dos atos eletrônicos são asseguradas pela exigência do uso de certificação digital, o que torna o processo judicial mais seguro e confiável”, observou Renata Talim, assessora-chefe do sistema no TSE. Ela informou que chegou ao Tribunal com o sistema já implantado pelas equipes que a antecederam, a partir de um modelo criado.

Na abertura do encontro, nesta terça-feira (10), a secretária-geral da Presidência do TSE, desembargadora Andréa Pachá, destacou que, na Justiça Eleitoral, os procedimentos têm menos complexidade do que nos processos judiciais de uma vara criminal ou de uma vara cível, que possuem outras especificidades. Porém, segundo ela, a JE trabalha em um universo com prazos mais reduzidos, em que a eficiência tem de ser mais observada, e, a cada eleição, é preciso aprimorar, melhorar e garantir que os direitos fundamentais se façam presentes no processo eletrônico.

Além disso, a secretária-geral afirmou que, como desembargadora, é usuária dos sistemas eletrônicos que todos conhecem e sobre os quais discutem, tentando aprimorá-los. “Sistema bom é aquele que é compreensível, [com o qual se está] familiarizado, porque não existe um perfeito. É claro que nós podemos melhorar muito. O objetivo dessa reunião é exatamente esse. Vocês, que estão na ponta desse sistema, fazem o atendimento primeiro das necessidades e tentam construir um sistema que seja cada vez mais amigável, cujo fluxo seja cada vez mais compreensível”, ressaltou Andréa Pachá.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido