II Prêmio PopRuaJud recebe inscrições até 23 de julho
II Prêmio PopRuaJud recebe inscrições até 23 de julho

As iniciativas voltadas à melhoria do acesso à Justiça para a população em situação de rua podem concorrer ao II Prêmio Boas Práticas PopRuaJud. Estão aptos a participar tribunais e órgãos do sistema de justiça que executem soluções inovadoras, eficazes e humanizadas para efetivar o acesso à Justiça dessa população. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho.
Coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), II Prêmio de Boas Práticas na Política Judiciária PopRuaJud reconhece iniciativas voltadas ao fortalecimento da política em prol da população em situação de rua. Além disso, as ações devem incentivar a disseminação e a replicação de boas práticas.
Segundo o regulamento, a premiação é dividida em duas categorias. Na modalidade Inovação na Prestação de Serviços Judiciais, serão reconhecidos projetos que introduzem novos métodos, processos ou fluxos de trabalho para ampliar o acesso à Justiça.
Já na categoria Impacto Social e Transformação, serão avaliadas as práticas com resultados concretos de inclusão e melhoria das condições de vida da população em situação de rua, contribuindo para a efetividade do acesso à Justiça.
Cada participante pode inscrever até duas iniciativas por meio de formulário eletrônico. As práticas serão avaliadas sob os critérios de relevância social, inovação, sustentabilidade, parcerias e colaboração e resultados comprovados. Os finalistas serão divulgados no dia 3 de agosto.
As três melhores práticas de cada categoria serão premiadas durante o II Encontro Nacional PopRuaJud, que acontecerá em São Luís (MA), entre os dias 13 e 15 de agosto.
Texto: Lenir Camimura
Edição: Thaís Cieglinski
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias
Mutirão PopRuaJud - Foto: G. Dettmar/Ag. CNJ