CNJ lança sistema de Ouvidorias que integra todos os tribunais brasileiros

CNJ lança sistema de Ouvidorias que integra todos os tribunais brasileiros

CNJ lança sistema de Ouvidorias que integra todos os tribunais brasileiros

Uma iniciativa que busca uniformizar, modernizar e unir as Ouvidorias do Poder Judiciário por meio de parâmetros nacionais para o recebimento, tratamento e acompanhamento de manifestações. Esse é o Sistema Nacional de Ouvidorias de Justiça (OUVJUS), instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir da aprovação de ato normativo julgado na 16ª Sessão Virtual de 2025, encerrada em 5 de dezembro. 

Para o ouvidor nacional de Justiça, conselheiro Marcello Terto, o sistema que fortalece as Ouvidorias como canais estratégicos de escuta qualificada e diálogo institucional. Os tribunais terão até 120 dias para integrarem seus sistemas ao Módulo Nacional, o que vai possibilitar planejamento e adaptação sem comprometer o atendimento. 

A iniciativa traz como avanços módulos integrados, interoperabilidade obrigatória entre tribunais, classificação padronizada de demandas, painel estatístico público e governança nacional, o que reforçar princípios de eficiência, proteção de dados e participação social. 

Segundo Terto, a preocupação central é assegurar legitimidade, conhecimento público e democratização das decisões que impactam todo o Judiciário. “É uma política pública relevante, uma vez que fortalece a comunicação com a cidadania. As ouvidorias recebem reclamações, denúncias, pedidos de informação e até elogios, refletindo diretamente a percepção da sociedade sobre os serviços da Justiça”, pondera. 

Funcionamento 

Estruturada nos Módulos Nacional e de Tratamento, a ferramenta permite padronização de fluxos, tratamento uniforme das manifestações e consolidação nacional de dados. A expectativa é que os módulos permitam maior racionalidade e coerência à atuação das ouvidorias do Poder Judiciário. 

O texto aprovado prevê a adoção de classificação nacional mínima de tipos de manifestação, complementada por tabelas de assuntos e subassuntos por ramo de Justiça. Isso viabiliza a coleta estruturada de dados, a análise estatística comparável e o uso qualificado das informações para formulação, monitoramento e avaliação de políticas judiciárias.  

O sistema possibilitará ainda a criação de um painel estatístico público, alimentado automaticamente pelas informações compartilhadas com o Módulo Nacional, e uma instância permanente de governança para o OUVJUS, responsável por deliberar sobre sua evolução tecnológica, atualização das tabelas de classificação e solução de questões operacionais.  

Além disso, está prevista a criação do Comitê Gestor Nacional do OUVJUS, presidido pela Ouvidoria Nacional de Justiça e integrado por representantes dos Colégios de Ouvidores, do tribunal desenvolvedor e do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do CNJ. 

O ato normativo é resultado das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho que instituído pela Portaria CNJ nº 75/2025 contou com a participação de magistradas, magistrados, ouvidoras e ouvidores, representantes dos diversos Colégios de Ouvidores da Justiça, e de unidades técnicas do CNJ.  

Texto: Ana Moura 
Edição: Thaís Cieglinski 
Agência CNJ de Notícias 

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