Em alusão ao Janeiro Branco, servidores do TRE/AL participam de evento sobre saúde mental

Em alusão ao Janeiro Branco, servidores do TRE/AL participam de evento sobre saúde mental

Evento Janeiro Branco

Na tarde desta terça-feira (29), dezenas de servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) participaram de um evento em alusão à campanha nacional do Janeiro Branco, que tem como meta abordar temas relativos à saúde mental. Na oportunidade, uma mesa redonda reuniu profissionais das áreas de Psicologia e Psiquiatria para discutir temas relativos ao assunto e, no setor médico do Tribunal, servidores desfrutaram de momentos de relaxamento com massagens e limpezas de pele.

O presidente do TRE/AL, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, fez a abertura oficial do evento e apresentou os convidados, ficando a cargo do diretor-geral do órgão, Filipe Lôbo, falar sobre a importância da prevenção e do direcionamento correto no momento que os sintomas forem se apresentando.

“Temos uma preocupação toda especial com a saúde mental dos servidores e em proporcionar um ambiente de trabalho adequado para todos. Prevenir sempre será o melhor remédio e, em razão disso, este evento é muito importante para que dúvidas sejam tiradas e, em caso de necessidade, o correto direcionamento seja feito”, destacou o diretor-geral.

A mesa redonda abordando temas relativos à saúde mental contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Laeuza Lúcia da Silva Farias, do psicólogo Eduardo Augusto de Almeida, um dos integrantes do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da psiquiatra do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL), Marília Rodrigues Cavalcante.

Para a presidente do CRP, Laeuza Farias, “a problemática familiar é um dos principais geradores de problemas relativos à saúde mental e, no ambiente de trabalho, as relações interpessoais que geram transtornos são responsáveis pela crescente quantidade de afastamentos e licenças médicas. É preciso ter uma atenção toda especial para as nossas relações cotidianas, sejam elas no lar ou no onde trabalhamos”.

Menos conexão virtual e mais contato físico

O uso excessivo das redes sociais, a importância da Psicoterapia para o autoconhecimento e o aumento nos casos de depressão e suicídios também foram abordados durante os debates. “Não somos super-heróis e precisamos reconhecer os nossos limites, procurando ajuda quando os sintomas começarem a surgir”, advertiu a psiquiatra do TJ/AL, Marília Rodrigues.

Em sua fala, o psicólogo da SMS destacou a necessidade das pessoas estarem bem consigo mesmas, com o mundo e com as coisas ao seu redor. Para ele, o ambiente familiar é, na maioria dos casos, onde nascem as principais doenças e transtornos mentais. Eduardo de Almeida destaca que “algumas culpas são da mãe e outras são do pai. Eles são os facilitadores do infortúnio ou da fortuna dos seus filhos”.

A tarde especial para os servidores foi promovida pelo Programa Mais Qualidade de Vida do TRE/AL e contou com a parceria da Clínica Fisioteravida, responsável pelos momentos de relaxamento, e do Sam’s Club, que levou alguns itens para degustação após a mesa redonda. “Gostaria de agradecer a todos da Justiça Eleitoral que se esforçaram para que esse evento fosse um sucesso e ultrapassasse as expectativas, em especial ao Programa Mais Qualidade de Vida, à Direção-Geral e às Assessorias Especial da Presidência e de Comunicação Social, responsáveis por este momento marcante”, agradeceu o desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, presidente do Tribunal.

 

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido