Institucional

logo da corregedoria do tre-al

 

A Corregedoria Regional Eleitoral é a unidade do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas responsável, dentre outras atribuições, por supervisionar e fiscalizar o cadastro eleitoral; orientar inspecionar e efetuar correições nas zonas eleitorais com jurisdição neste Estado; supervisionar a regularidade de situação eleitoral e de direitos políticos dos eleitores domiciliados em Alagoas; fiscalizar e disciplinar os serviços eleitorais, por meio da expedição de portarias, provimentos e instruções, controlando e orientando a atuação das Zonas Eleitorais; e por dar cumprimento às normas regulamentadoras e aos procedimentos determinados pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), dando ciência às Zonas Eleitorais.

 

O Corregedor Regional Eleitoral, titular da Unidade, será o Desembargador integrante do Tribunal de Justiça de Alagoas que, não tendo sido eleito para presidir a Corte Regional, for eleito o seu Vice-Presidente (art. 15 da Resolução TRE-AL nº 15.933, de 26 de novembro de 2018).

 

As competências do Corregedor Regional Eleitoral são determinadas pelo Título I, Capítulo V, do Regimento Interno do TRE-AL (Resolução TRE-AL nº 15.933, de 26 de novembro de 2018).

 

O Desembargador Alcides Gusmão da Silva é, atualmente, o Corregedor Regional Eleitoral de Alagoas, empossado em 17 de outubro de 2023.

 

Missão

Velar pela regularidade dos serviços eleitorais, assegurando a correta aplicação de princípios e normas.

Visão de futuro

Ser reconhecida como órgão responsável pela promoção da excelência na prestação de serviços eleitorais.

Valores

Honestidade, lealdade, compromisso, solidariedade, humildade, respeito e responsabilidade.
 

 

Texto elaborado por ocasião da reunião que tratou da implantação do Direcionamento Institucional das Corregedorias, ocorrida em Brasília/DF, no período de 27 a 30 de junho de 2005; aprovado pela Corregedoria-Geral Eleitoral e, à unamidade, pelo Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral, em Salvador/BA, nos dias 04 e 05 de agosto de 2005.