Centenas de estudantes alagoanos fazem o alistamento durante a Semana do Jovem Eleitor

Centenas de estudantes alagoanos fazem o alistamento durante a Semana do Jovem Eleitor

Semana do Jovem Eleitor Forum

Foram cinco dias de mobilização nacional com todas as atenções dos Tribunais Regionais Eleitorais voltadas para a Semana do Jovem Eleitor. Em Maceió, centenas de estudantes alagoanos fizeram seu alistamento eleitoral no ônibus itinerante da Justiça Eleitoral, que percorreu três escolas e levou aos estudantes seus primeiros títulos eleitorais.

Em todo o Estado, os cartórios eleitorais também se mobilizaramrealizando palestras educativas em escolas públicas e privadas para falar sobre a importância do voto e da participação efetiva no processo democrático que é o período eleitoral. Além do alistamento dos jovens, o Tribunal também quer diminuir o fluxo de eleitores nos cartórios nas semanas que antecedem o fechamento do cadastro, evitando tumultos e aglomerações.

Uma pesquisa de opinião realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com jovens de 16 a 20 anos, mostrou o perfil de um jovem esperançoso de que ele próprio pode fazer a diferença para a vida pessoal, mas desestimulado no que diz respeito a participar, de forma ativa ou mesmo passiva, de uma mudança mais profunda para o país.

"Fomos às escolas para facilitar a vida do eleitor jovem. Além de tirar o título, explicamos para eles a importância do voto limpo e também que comprar e vender voto é crime, com uma pena de até quatro anos de reclusão. Mostramos que eles são a esperança do país", disse o desembargador eleitoral Alberto Maya, diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

Mesmo com o fim da Semana do Jovem Eleitor, os alagoanos de 16 a 18, que ainda não são obrigados a votar, podem continuar procurando os cartórios eleitorais para realizar seu alistamento até maio do ano que vem, período de fechamento do cadastro. Basta levar um documento oficial com foto e um comprovante de residência. 

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido