Eleições 2024: evento debate a participação feminina na política

Organizado em parceria pela EJE, pelo IDEA, pela OAB e pelo Instituto Por Mulheres, o projeto abordou os desafios e as estratégias para as candidaturas femininas em Alagoas.

Eleições 2024: evento debate a participação feminina na política

A participação feminina na política foi tema de um evento realizado na manhã desta terça-feira (23) voltado para pré-candidatas e advogadas de todo o Estado. Organizado em parceria pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), pelo Instituto de Direito Eleitoral de Alagoas (IDEA), pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Instituto Por Mulheres, o projeto abordou os desafios e as estratégias para as candidaturas femininas em Alagoas.


A abertura oficial do evento “Conquistando espaços: mulheres na política – Eleições por elas” foi prestigiada pelo desembargador eleitoral Rodrigo Malta Prata Lima, representando a Presidência do TRE de Alagoas, e pela desembargadora eleitoral Nathália Von Sohsten, que representou a direção da EJE. O desembargador eleitoral Milton Ferreira Neto participou como palestrante e falou sobre fraude à cota de gênero e a posição da Justiça Eleitoral.


Em seu pronunciamento, o desembargador eleitoral Rodrigo Malta destacou que Alagoas está na quarta colocação entre os Estados brasileiros no quantitativo de mulheres comandando as prefeituras municipais, sendo 22 prefeitas nos 102 municípios alagoanos. “A participação feminina na política é um tema que deve ser amplamente debatido em diversos setores e hoje, especialmente, a Justiça Eleitoral de Alagoas está muito satisfeita em poder integrar um evento tão grandioso e com a presença de mulheres tão ilustres”, comemorou o desembargador.


Além de participar de diversas palestras com convidadas de renome nacional, os presentes receberam uma cartilha com informações sobre as eleições municipais deste ano. A publicação contém informações acerca do calendário eleitoral, de atos e gastos na pré-campanha e do registro de candidaturas.


Evento organizado por mulheres e para mulheres


O evento foi organizado pelo Instituto Por Mulheres, apartidário e independente, criado para promover a equidade de gênero. A advogada Andreia Feitosa, representando a entidade, destacou que é chegada a hora das mulheres alagoanas conquistarem seus lugares na política.
Segundo ela, “o projeto objetiva criar um ambiente transformador, preparado especialmente para mulheres que desejam entrar na política para fazer a diferença em Alagoas. Afinal, elas precisam entender que é necessário participar do processo político para decidir sobre os nossos destinos”.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido