Presos provisórios de Maceió fazem o recadastramento biométrico

Preso provisório fez o recadastramento biométrico na central de atendimento montada dentro do es...

 

Em uma ação parceira com a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP), a Justiça Eleitoral alagoana, através da 54ª Zona Eleitoral, sediada em Maceió, concluiu nesta terça-feira (24), o recadastramento biométrico dos presos provisórios de Maceió. Com a ação, mais de 75 detentos foram beneficiados.

Os trabalhos dos servidores da 54ª Zona Eleitoral teve início com a análise e triagem das informações dos presos provisórios. Foram encaminhados mais de 400 documentos, dos que restaram apenas 28 reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Maceió (Cadeião), 28 do Cyridião Durval, 14 do Estabelecimento Prisional Feminino Santa Luzia e apenas 05 do presídio Baldomero Cavalcanti aptos a participarem da revisão eleitoral.

“Fizemos uma grande pesquisa de informações, filtramos os dados e conseguimos reduzir bastante o número de reeducandos que estariam qualificados a fazer o recadastramento biométrico. Isto nos fez economizar muito tempo e trabalho das equipes que atuam no sistema prisional”, justificou o chefe de cartório em exercício da 54ª Zona Eleitoral.

Fizeram a revisão biométrica apenas os presos detidos em Maceió. Como só os presos provisórios poderiam participar do processo revisional, seria preciso que os que foram detidos ou residentes em outras localidades, esperassem um ano para solicitar a troca de domicílio.

“Todos os presos que não foram condenados em definitivo estão acautelados. A privação de sua liberdade tende unicamente ao processo, por isso não deve atingi-los como cidadãos, ou seja, não deve interferir em seus direitos políticos. A Justiça Eleitoral de Alagoas levou cidadania a essas pessoas, garantindo que seus títulos não sejam cancelados e que possam votar nas próximas eleições”, explicou o juiz eleitoral Domingos Araújo de Lima Neto, da 54ª Zona Eleitoral de Maceió.

----

(FGB)

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido