Programa eleitor jovem e eleitor do futuro

Logomarca EJE

A Escola Judiciária Eleitoral de Alagoas, deste Regional, desenvolve ações educativas em parceria com escolas públicas e particulares, incentivando assim o exercício da cidadania por meio dos programas: Eleitor do Futuro e Eleitor Jovem.

Eleitor do Futuro: faixa etária entre 10 a 15 anos

Eleitor Jovem: faixa etária entre 16 e 17 anos

Tais programas continuados, constam como objetivos desta Escola Judiciária Eleitoral, os quais permeiam algumas ações destinadas à Educação Política Cidadã para crianças e adolescentes como:

  • Promover uma reflexão crítica acerca dos conceitos de cidadania, democracia, escolha eleitoral e responsabilidade sócio política;
  • Prestar informações sobre a importância de escolher seus representantes;
  • Incentivar o conhecimento sobre o processo eleitoral e orientar sobre a escolha por meio de voto consciente;
  • Aproximar crianças e adolescentes por meio de palestras, oficinas temáticas, simulação de eleições, apresentação da Urna Eletrônica e cartilhas educativas concernentes a temas ligados à democracia.

Diretores de escolas públicas, ou particulares, façam a sua parceria conosco!

Cliquem aqui para que a EJE amiga cidadã desenvolva ações educativas junto com instituições de ensino.

Endereço da EJE/AL: 2º andar do edifício sede TRE/AL, Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol. Maceió-AL. CEP 57051-090. .

Telefones de contato:

 (82) 2122-7760

 (82) 9335-0751

 E-mail da EJE/AL: eje@tre-al.jus.br

O Programa Eleitor do Futuro foi instituído visando promover ações voltadas para o processo de educação política dos jovens na faixa etária de 10 a 17 anos de idade, tendo como foco, o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de cidadãos críticos e responsáveis pela construção de sua história.

 Devido à pandemia do coronavírus ocorrida neste exercício, esta Escola Judiciária Eleitoral do TRE de Alagoas ficou impossibilitada de realizar palestras, encontros ou qualquer outro tipo de atividade presencial, tendo em vista o grande risco de contaminação pelo vírus, forçando-nos ao isolamento, evitando, assim, alguma forma de aglomeração. A mesma conduta foi adotada pelas Escolas Municipais e Estaduais que, em sua maioria, fechou as portas e poucas passaram a ter aulas online.

 Contudo, não fugimos de nossa responsabilidade, até porque estamos em um ano de eleições e nosso incentivo aos Programas do Eleitor Jovem e do Futuro foi moldado para a situação em que estamos vivendo.

 Assim, resolvemos divulgar nas redes sociais, folders e vídeos para informar, entre outros temas, a importância do Alistamento Eleitoral para os jovens de 16 e 17 anos; das consequências do exercício do voto como processo de tomada de decisão; do envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social; da segurança do processo eleitoral e da urna eletrônica, sempre incentivando-os para a sua participação política e o voto consciente.

 Os vídeos foram confeccionados com o apoio da Assessoria de Comunicação e da Secretaria de Informática do Tribunal, utilizando-se dos próprios servidores e diretor da Eje/Al como agentes narradores para o repasse das informações.

Citamos, abaixo, os temas desenvolvidos nos Folders, Vídeos e Lives que foram divulgados nas redes sociais abrangendo, inclusive, vários grupos de escolas no Whatsapp:

. Os Três Poderes no Brasil;

. Coligações partidárias nas Eleições 2020;

. Fake News nas Eleições 2020;

. Não venda e nem negocie o seu voto;

. Antes de votar, conheça os seus candidatos;

. Critérios para a escolha dos candidatos;

. Principais sites de pesquisa para escolha dos candidatos;

. O voto faz a diferença;

. Quem é, o que fazem e como são eleitos os Prefeitos;

. A importância do Voto;

. Importância do Voto nas Eleições de 2020;

. Desinformação;

. Votos Brancos;

. Votos Nulos;

. Diferença entre Votos Brancos e Nulos;

. Abstenção Eleitoral;

. Segurança da Urna Eletrônica;

. Segurança do Voto e a Importância da Conferência do Boletim de Urna;

. Calendário Eleitoral 2020;

. Segurança do Voto e a Cadeia de Confiança;

. Convenção Partidária e Registro de Candidatura;

. Debate: Eleições 2020;

. Propaganda Eleitoral;

. Prestação de Contas na Eleições 2020;

. Financiamento de Campanhas e Prestação de Contas nas Eleições 2020;

. Condutas Vedadas;

Atualmente a Escola Judiciária Eleitoral é dirigida pelo Juiz de Direito, Dr. Orlando Rocha Filho, tendo como vice-diretor o Des. Eleitoral Eduardo Antônio de Campos Lopes e como Secretária, a servidora Mônica Maciel Braga de Souza. Compõem, ainda, a equipe de apoio, os servidores Lucas Cavalcanti Gomes, Gustavo Antônio Gois dos Santos e Daniel Auto de Albuquerque.

A Escola Judiciária Eleitoral de Alagoas busca, por meio de seu trabalho de responsabilidade social, plantar uma sementinha na cabeça de crianças, pré-adolescentes e jovens adolescentes, para que sirvam de multiplicadores, estimulando a participação política consciente, livre e democrática (Programas Eleitor do Futuro e Eleitor Jovem).

É com o voto que definimos o futuro do nosso País. Votar é um direito de todo cidadão, participar é um dever cívico.

O projeto de conscientização de crianças e jovens acompanha o seguinte Cronograma de Atividades:

 1. PALESTRAS ELEITOR JOVEM E ELEITOR DO FUTURO

Palestras, textos, dramatizações, teatro, sempre envolvendo estudantes do ensino fundamental II e médio, com a equipe pedagógica das Instituições de Ensino. Esta EJE/AL produz e distribui os próprios produtos, a exemplo de camisetas, bonés, lápis grafite, réguas, canetas, etc., todos feitos com material reciclado, a revista temática tipo coquetel (contendo jogo dos erros; código secreto, caça-palavras; dominox; siga o caminho).

Fazemos parcerias para o desenvolvimento dos projetos de cidadania com escolas públicas e privadas do Estado de Alagoas e o Núcleo Socioambiental do TRE/AL.

Realizaremos, nos eventos, atividades lúdica, educativa e interativa, com o objetivo de auxiliar o aprendizado nas escolas, nas questões relativas ao processo eleitoral e da cidadania.

Para este exercício, contaremos com uma atividade mais dinâmica em nossos encontros, adquirido no exercício de 2020, um jogo de tabuleiro, intitulado “Jogo do Eleitor”, onde serão selecionados dois grupos formados por alunos em sala, que participarão do entretenimento, momento em que são convidados a exercer a escolha de seus representantes para o jogo de tabuleiro, que tem o processo político-eleitoral como tema central. O jogo vem, de forma lúdica, dirimir as dúvidas e consolidar os conceitos que cercam os princípios da cidadania e da democracia.

Contamos, ainda, para este exercício, com a aquisição de Mini urnas eletrônicas em Papel para montagem, tendo em vista que um dos eixos da Escola Judiciária Eleitoral é desenvolver ações de cidadania, utilizaremos esse material lúdico e pedagógico para fixar os conteúdos de cidadania política e um melhor conhecimento físico da urna eletrônica. Tal material servirá para auxiliar no processo de tornar a experiência das crianças algo inesquecível, de forma que seja possível produzir resultados efetivos na educação de cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres na sociedade.

Nas oficinas falaremos, entre outros temas, sobre Democracia, Cidadania, Eleições Limpas, Voto Consciente e Desinformação. Nessas atividades elaboraremos dinâmicas de grupo, utilizando material da própria EJE, e improvisaremos uma gincana, fazendo algumas perguntas a respeito do tema que foi desenvolvido, contemplando os estudantes mais participativos com alguns brindes tais como: camisetas, bonés, lápis ecológicos, sacochilas, cadernos, réguas, etc.

Para este ano de 2021, pretendemos realizar várias palestras tanto na capital, como no interior, utilizando os mesmos padrões de participação, conforme o seguinte Cronograma de Atividades:

 

PALESTRAS A SEREM REALIZADAS - 2021

DATA

LOCAL

COLÉGIO / ESCOLA

15.03.2021

Arapiraca

Escola Estadual Quintela Cavalcanti (a confirmar)

12.04.2021

Maceió

Escola Guedes Nogueira (a confirmar)

26.04.2021

Pilar

Escola Estadual Oliveira e Silva (a confirmar)

10.05.2021

Porto Calvo

Escola Municipal/Estadual a ser definida

24.05.2021

Maceió

Colégio Ateneu (a confirmar)

07.06.2021

Campo Alegre

Escola Municipal/Estadual a ser definida

12.07.2021

Maceió

Escola Municipal/Estadual a ser definida

26.07.2021

Marechal Deodoro

Escola Municipal/Estadual a ser definida

09.08.2021

Penedo

Escola Municipal/Estadual a ser definida

23.08.2021

Pilar

Escola Municipal/Estadual a ser definida

13.09.2021

Maceió

Escola Municipal/Estadual a ser definida

27.09.2021

Maragogi

Escola Municipal/Estadual a ser definida

04.10.2021

Maceió

Colégio Marista de Maceió (a confirmar)

18.10.2021

Maceió

Escola SEB Maceió (a confirmar)

25.10.2021

Palmeira dos Índios

Escola Municipal/Estadual a ser definida

08.11.2021

Passo de Camaragibe

Escola Municipal/Estadual a ser definida

22.11.2021

Maceió

Escola Municipal a ser definida

06.12.2021

Maceió

Escola Estadual a ser definida

A Escola Judiciária Eleitoral do TRE/AL possui em seu orçamento, o valor de R$ 67.268,00 (sessenta e sete mil, duzentos e sessenta e oito reais) para investimento em compras referentes a camisas, bonés, mochilas, cadernos, lápis, etc., objetivando que sejam entregues aos alunos da rede pública e privada que participam das palestras da nossa Escola.