Atividades desenvolvidas em 2020

O Programa Eleitor do Futuro foi instituído visando promover ações voltadas para o processo de educação política dos jovens na faixa etária de 10 a 17 anos de idade, tendo como foco, o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de cidadãos críticos e responsáveis pela construção de sua história.

 Devido à pandemia do coronavírus ocorrida neste exercício, esta Escola Judiciária Eleitoral do TRE de Alagoas ficou impossibilitada de realizar palestras, encontros ou qualquer outro tipo de atividade presencial, tendo em vista o grande risco de contaminação pelo vírus, forçando-nos ao isolamento, evitando, assim, alguma forma de aglomeração. A mesma conduta foi adotada pelas Escolas Municipais e Estaduais que, em sua maioria, fechou as portas e poucas passaram a ter aulas online.

 Contudo, não fugimos de nossa responsabilidade, até porque estamos em um ano de eleições e nosso incentivo aos Programas do Eleitor Jovem e do Futuro foi moldado para a situação em que estamos vivendo.

 Assim, resolvemos divulgar nas redes sociais, folders e vídeos para informar, entre outros temas, a importância do Alistamento Eleitoral para os jovens de 16 e 17 anos; das consequências do exercício do voto como processo de tomada de decisão; do envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social; da segurança do processo eleitoral e da urna eletrônica, sempre incentivando-os para a sua participação política e o voto consciente.

 Os vídeos foram confeccionados com o apoio da Assessoria de Comunicação e da Secretaria de Informática do Tribunal, utilizando-se dos próprios servidores e diretor da Eje/Al como agentes narradores para o repasse das informações.

Citamos, abaixo, os temas desenvolvidos nos Folders, Vídeos e Lives que foram divulgados nas redes sociais abrangendo, inclusive, vários grupos de escolas no WhatsApp:

. Os Três Poderes no Brasil;

. Coligações partidárias nas Eleições 2020;

. Fake News nas Eleições 2020;

. Não venda e nem negocie o seu voto;

. Antes de votar, conheça os seus candidatos;

. Critérios para a escolha dos candidatos;

. Principais sites de pesquisa para escolha dos candidatos;

. O voto faz a diferença;

. Quem é, o que fazem e como são eleitos os Prefeitos;

. A importância do Voto;

. Importância do Voto nas Eleições de 2020;

. Desinformação;

. Votos Brancos;

. Votos Nulos;

. Diferença entre Votos Brancos e Nulos;

. Abstenção Eleitoral;

. Segurança da Urna Eletrônica;

. Segurança do Voto e a Importância da Conferência do Boletim de Urna;

. Calendário Eleitoral 2020;

. Segurança do Voto e a Cadeia de Confiança;

. Convenção Partidária e Registro de Candidatura;

. Debate: Eleições 2020;

. Propaganda Eleitoral;

. Prestação de Contas na Eleições 2020;

. Financiamento de Campanhas e Prestação de Contas nas Eleições 2020;

. Condutas Vedadas;