Atividades desenvolvidas em 2020

A pandemia causada pelo coronavírus, neste exercício de 2020, atingiu todo o mundo de maneira singular, exigindo, portanto, ações rápidas e imediatas em todos os setores, incluindo a convocação dos mesários, pois necessitamos que a democracia do país seja assegurada com a realização de eleições seguras e transparentes.

A Justiça Eleitoral acredita que a união entre universidade e poder público constitui uma maneira democrática de efetivação de educação para a cidadania.

Parcerias são capazes de proporcionar aos estudantes o protagonismo tanto no conhecimento do funcionamento da Justiça Eleitoral, quanto no conhecimento relativo ao processo eleitoral, voto consciente e confiabilidade do sistema eletrônico de votação, que são os temas mais caros da Justiça Eleitoral.

Novos talentos para a política serão descobertos nas universidades. E por isso, a Justiça Eleitoral deve estar presente entre os jovens, conhecendo seus anseios e receios e, ao mesmo tempo, proporcionando educação política.

Pensando nisso, esta Escola Judiciária Eleitoral de Alagoas adotou o Projeto do TRE/PR intitulado "Universidade Amiga da Justiça Eleitoral", que diz respeito a parcerias firmadas com instituições de ensino superior para a concessão mínima de 60 horas extracurriculares aos acadêmicos que exercerem a função de mesários nas Eleições 2020, quando atuantes nos dois turnos da eleição, e de 30 horas, quando a atuação for em um turno somente, precedidas de treinamento presencial e ou virtual fornecido pela Justiça Eleitoral, desenvolvendo uma relação de parceria, troca de experiências e conhecimentos.

Em regra, o mesário tem como um dos benefícios, o recebimento de até 30 horas extracurriculares, de acordo com convênio firmado entre o TRE-AL e a universidade, porém, considerando os tempos difíceis que estamos vivendo, as parcerias entre instituições públicas e privadas é uma forma efetiva de se garantir a cidadania e fortalecer a democracia.

Não é possível inovar e provocar mudanças significativas na sociedade de forma autossuficiente.

A Justiça Eleitoral precisa da força e do conhecimento dos jovens neste momento em que vivemos. O que está em jogo é a democracia do pais e o MESÁRIO é a peça fundamental na eleição.