Libras

O Portal do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas conta com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A inteligência artificial chamada de Rybená, promove a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros.

Como funciona:

No canto inferior direito de todas as páginas da tela do computador estão localizados o botão de acessibilidade representado por um ser humano, com as funcionalidades de acessibilidade.

Ao acessar o programa, o usuário seleciona o texto que deseja ler e opta pela tradução por Libras ou pela leitura mediante voz sintética, apresentada por Rybená, a personagem virtual.

A ferramenta Rybená foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).

Uso de libras em manifestações públicas:

Exemplos de boas práticas adotadas pelo TRE/AL é a utilização de intérprete de linguagem brasileira de sinais - LIBRAS:

Nos termos da Resolução CNJ nº. 230/2016, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas utiliza-se de intérprete em LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais, nas transmissões on-line (ao vivo) de todas as suas sessões plenárias de julgamentos do órgão colegiado transmitidas via Canal no Youtube:

Playlist no Youtube onde estão disponibilizados os vídeos das sessões plenárias de julgamento do órgão comprovando a utilização de intérprete de libras