Corregedor do TRE/AL participa de encontro no STF sobre os desafios da magistratura
Corregedor do TRE/AL participa de encontro no STF sobre os desafios da magistratura

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Klever Rêgo Loureiro, participou na última terça-feira (10), de reunião realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) com o presidente da Corte, ministro Edson Fachin. O encontro reuniu gestores de Tribunais de todo o país para discutir os desafios institucionais do Judiciário brasileiro e as perspectivas para o futuro da magistratura.
Durante a reunião, o ministro destacou que o fortalecimento do Poder Judiciário passa, necessariamente, pela confiança pública, pela observância rigorosa da Constituição Federal e pelo compromisso permanente com a inclusão e a justiça social. Para ele, a legitimidade das instituições está diretamente ligada à transparência das decisões e à capacidade de dialogar com a sociedade.
Edson Fachin também ressaltou que o Judiciário brasileiro enfrenta desafios relevantes, como a morosidade processual, a necessidade de ampliar a confiança da população nas instituições, a complexidade da governança institucional e os debates em torno do regime remuneratório da magistratura. Segundo o ministro, a sociedade espera da Justiça três compromissos centrais: celeridade na prestação jurisdicional, igualdade perante a lei e transparência institucional.
O encontro também teve como objetivo refletir sobre o planejamento do Judiciário para o século XXI, reforçando a importância de uma magistratura independente, comprometida com os valores constitucionais e preparada para responder às demandas da sociedade.

