Juízes eleitorais participam de curso de aperfeiçoamento
Juízes eleitorais participam de curso de aperfeiçoamento

Juízes e juízas eleitorais de Alagoas participaram da aula magna do Curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em cooperação com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O evento aconteceu na última sexta-feira (05) com a transmissão ao vivo no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
Durante a palestra “Os desafios e os impactos da tecnologia na propagação de discursos de ódio nas eleições”, a presidente e ministra do TSE, Cármen Lúcia, falou sobre os objetivos do curso, enfatizando os avanços do processo eleitoral brasileiro e a contínua necessidade de atualizações. “Nós, em matéria eleitoral, somos um exemplo para todo o mundo. Temos que estar sempre atualizados para que tudo o que há de novo e inédito nós possamos ser exemplo de confiabilidade”, comentou.
O curso está dividido em quatro unidades e os conteúdos estão divididos nos seguintes eixos temáticos: Unidade 1 – Direito Eleitoral em Ambiente Digital (5 de setembro); Unidade 2 – Cidadania, Inclusão e Diversidade no Processo Eleitoral (17 de outubro); Unidade 3 – Temas de Direito Eleitoral (17 de novembro); Unidade 4 – Atos Gerais, Segurança e Tecnologia das Eleições (a definir).
Certificação
A formação tem carga horária total de 120 horas. Para a obtenção do certificado de participação, magistradas e magistrados cursistas deverão ter, no mínimo, 75% de aproveitamento nas atividades e responder à pesquisa de avaliação do curso. O documento será emitido pela EJE/TSE, em parceria com a Enfam, e poderá ser acessado pelo ambiente virtual de aprendizagem.