Servidor do TRE-AL vence prêmio de produção acadêmica do TRT-AL sobre comunidade LGBTQIAPN+
Servidor do TRE-AL vence prêmio de produção acadêmica do TRT-AL sobre comunidade LGBTQIAPN+

O servidor Júlio Daniel e Silva Farias, do Cartório da 2ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), conquistou o primeiro lugar na categoria especialista do Prêmio Renildo José dos Santos de Equidade, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL).
Júlio Daniel é Especialista em Educação, Direitos Humanos e Diversidade pela Universidade Federal Alagoas (UFAL), e produziu o artigo científico “O impacto dos marcos regulatórios na inclusão LGBTI: Um relato de experiência da Secretaria Municipal de Gestão de 2017-2019”.
“O prêmio aumenta a visibilidade e a credibilidade do profissional e da organização. É a materialização de anos de esforço, dedicação e, muitas vezes, a superação de obstáculos significativos”, disse Júlio, que descreve a sensação da vitória como um misto de honra, alegria e orgulho, reforçando a crença de que a persistência e o trabalho árduo são recompensados.
O artigo é um relato de experiência do autor e fala sobre como a Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) de Maceió colocou em prática normas legais que garantem direitos e respeito a pessoas travestis, transexuais e demais integrantes da população LGBTI+ dentro do serviço público municipal.
O Prêmio é uma iniciativa da Justiça do Trabalho, criada para valorizar e incentivar a produção acadêmica sobre a empregabilidade, os desafios e as conquistas da comunidade LGBTQIAPN+, e homenageia o advogado, ativista e educador, Renildo José dos Santos.
Segundo o Centro de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça de Alagoas, Renildo foi o primeiro vereador assumidamente homossexual do nordeste brasileiro. Em 10 de março de 1993, aos 29 anos, foi arrancado de casa, em Coqueiro Seco (AL), sequestrado por policiais e inimigos políticos, torturado e morto de forma extremamente bárbara.

