Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: obra discute falta de representatividade política de grupos minoritários
Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: obra discute falta de representatividade política de grupos minoritários

O livro O sistema político brasileiro desde a perspectiva da inclusão: conquistas e desafiosjoga luz sobre um dos maiores paradoxos da democracia brasileira: o abismo entre a diversidade social e a composição dos representantes eleitos. A publicação está disponível na Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral (BDJE).
As pesquisadoras Ana Claudia Santano e Raquel Cavalcanti Ramos Machado mostram que a esfera política partidária do país mantém uma notável resistência em espelhar sua população, que é majoritariamente negra, composta de mulheres e marcada pela pluralidade de identidades.
O levantamento feito por elas revela que decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), impulsionadas pelas demandas da sociedade civil, têm forçado a adoção de medidas afirmativas para combater distorções no sistema eleitoral, como o desequilíbrio na distribuição de verbas de campanha entre candidaturas femininas e masculinas e, mais recentemente, entre candidaturas negras e brancas.
Barreiras estruturais e democratização partidária
O estudo faz um diagnóstico detalhado da situação de grupos historicamente sub-representados (pessoas negras, povos indígenas, grupos LGBTI+ e pessoas com deficiência) e analisa dados até as Eleições Municipais de 2020. O material aponta a violência política, entre outros desafios, como um obstáculo real e crescente à participação das mulheres e desses grupos.
Quer saber mais? Leia a versão digital de O sistema político brasileiro desde a perspectiva da inclusão: conquistas e desafios.
Como acessar a BDJE
O público em geral pode acessar e baixar as publicações da Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral, exceto as obras reservadas a membros e servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs).
Se você tiver interesse em algum desses itens restritos e não fizer parte desse público, envie um e-mail para a Seção de Biblioteca Digital (sebbd@tse.jus.br). Eles irão analisar a solicitação e verificar se o material pode ser enviado a você.
Visite a Biblioteca
A Biblioteca Professor Alysson Darowish Mitraud funciona no edifício-sede do TSE, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Pessoas interessadas podem acessar os conteúdos no espaço da própria Biblioteca ou por meio de consulta ao catálogo da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (Reje), pela página da Biblioteca na internet e pelo e-mail biblioteca@tse.jus.br.

