TRE-AL fortalece ações de combate à desinformação com a adesão do MPAL ao Observatório
TRE-AL fortalece ações de combate à desinformação com a adesão do MPAL ao Observatório

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) segue ampliando sua atuação no combate à desinformação e na promoção da educação midiática. Nesta segunda-feira (31), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) formalizou sua adesão ao Observatório da Desinformação e ao Núcleo de Integridade da Informação, iniciativas desenvolvidas pelo TRE-AL e pelo governo do Estado para fortalecer a integridade do processo eleitoral e garantir que a população tenha acesso a informações confiáveis.
A adesão do MPAL foi definida em reunião com a presença do procurador-geral de Justiça em exercício, Walber Valente de Lima, que ressaltou a importância da participação do Ministério Público em ações que garantam a lisura das eleições. “O Ministério Público é o órgão responsável pela defesa do regime democrático e pela fiscalização das leis, portanto, suas missões constitucionais caminham no mesmo sentindo do trabalho que será desenvolvido pelo Observatório e pelo Núcleo. Vamos participar, sim, das atividades, recebendo as capacitações necessárias da Justiça Eleitoral, promovendo a sua disseminação por meio dos nossos promotores de Justiça nas cidades onde eles exercem as suas atribuições, e realizando outros tipos de ações, incluindo de comunicação, para que o MPAL possa dar a sua contribuição nesse propósito de conscientização”, afirmou.
Pioneirismo e parceria estratégica
O Observatório da Desinformação foi lançado oficialmente durante o XXIII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), realizado na última semana, em Maceió. Alagoas se tornou o primeiro Estado do Brasil a lançar essa iniciativa, coordenado pelo TRE-AL em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Eleitoral (MPE), Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com apoio institucional do governo do Estado.
A assessora de Comunicação do TRE-AL, que atuou pela estruturação dos dois projetos, destaca que a atuação conjunta entre as instituições é essencial para enfrentar os desafios da era digital. “A desinformação compromete a confiança da população nas eleições, e nosso compromisso é levar conscientização a todos os envolvidos no processo eleitoral, desde eleitores até agentes públicos. A participação do MPAL fortalece essa iniciativa e amplia o alcance das ações de combate às notícias falsas”, afirmou Flávia Gomes de Barros.