TRE-AL lança campanha interna sobre segurança da informação voltada a servidores e magistrados
TRE-AL lança campanha interna sobre segurança da informação voltada a servidores e magistrados

Com o objetivo de promover a cultura de proteção digital no ambiente da Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) inicia, nesta semana, uma campanha interna de comunicação voltada à conscientização sobre segurança da informação. A ação é direcionada a servidores(as) e magistrados(as) com diferentes níveis de familiaridade com temas tecnológicos.
Sob o slogan “Segurança da Informação: responsabilidade de todos!”, a campanha busca reforçar a importância das boas práticas no uso de dados e sistemas institucionais, com foco em confidencialidade, integridade, autenticidade e disponibilidade da informação. Serão divulgados vídeos curtos e cards digitais - na intranet e nos perfis das redes sociais -abordando situações do dia a dia e orientações práticas.
O conteúdo será distribuído em quatro eixos temáticos, um por semana: confidencialidade (senhas e acesso a documentos), integridade e autenticidade (uso de e-mails e arquivos), disponibilidade e backup (prevenção a falhas e ataques) e boas práticas gerais (como evitar redes públicas e proteger estações de trabalho).
Entre os temas abordados estão o uso correto de senhas, o risco de redes Wi-Fi abertas, golpes de phishing em e-mails e aplicativos de mensagens, além da importância de backups e da verificação de assinaturas digitais.
A iniciativa também reforça que proteger dados é parte essencial da missão institucional da Justiça Eleitoral, com frases de apoio como “Cuidar dos dados é cuidar da democracia” e “Você é a primeira linha de defesa da segurança dos dados da democracia.”
A campanha é mais uma medida do TRE-AL para garantir que servidores(as) e magistrados(as) estejam informados e capacitados para lidar com os desafios digitais, valorizando a segurança como um compromisso coletivo no ambiente institucional.