Capacitação sobre assédio moral finaliza Semana de Combate ao Assédio no TRE/AL
Capacitação sobre assédio moral finaliza Semana de Combate ao Assédio no TRE/AL

Na manhã desta sexta-feira (9), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) realizou o curso “Meio Ambiente de trabalho livre de assédio moral é possível?”, como parte da programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. A formação aconteceu na sede do Tribunal e também foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-AL no YouTube.
Conduzido pela técnica judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), Patrícia Crisóstomo dos Santos, o curso abordou temas fundamentais para a construção de ambientes institucionais mais saudáveis e respeitosos. Especialista em Justiça Restaurativa, Neurociência e Direito do Trabalho, Patrícia trouxe reflexões sobre assédio moral, discriminações como racismo, capacitismo e etarismo, além de estratégias de comunicação assertiva e princípios da Comunicação Não Violenta.
Com carga horária de duas horas, a formação foi voltada para servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras do TRE-AL, do TRT-19 e do Tribunal de Justiça (TJ), que integram a Liga Alagoana de Combate ao Assédio e à Discriminação. Entre os principais objetivos do curso estavam o fortalecimento da capacidade de identificar situações de assédio e discriminação, bem como o incentivo à adoção de práticas que promovam o respeito mútuo e a empatia no ambiente de trabalho.
importância da capacitação
“É fundamental que as instituições se mobilizem para criar espaços mais acolhedores e promovam espaços de formação para que os servidores e servidoras tenham segurança na hora de agir diante de uma situação de assédio”, destacou a palestrante.