TSE promove audiência pública sobre Teste de Segurança da Urna 2025

Audiência foi transmitida ao vivo por meio do canal da Justiça Eleitoral no YouTube

TSE promove audiência pública sobre Teste de Segurança da Urna 2025

Na tarde desta quarta-feira (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou uma audiência pública, em formato virtual, para esclarecer as regras do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, o Teste da Urna. Todas as diretrizes estão definidas na Resolução TSE nº 23.444, de 2015, que trata da realização periódica do evento. A audiência pública foi transmitida ao vivo por meio do canal da Justiça Eleitoral no YouTube e registrou mais de 500 visualizações.

Na abertura do encontro, o juiz auxiliar da Presidência do TSE, Júlio Ferreira de Andrade, informou que o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais tem o objetivo de fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos. “A realização desse Teste demonstra a maturidade das eleições informatizadas brasileiras e, de forma transparente, dá acesso à informação para diversas instituições e a qualquer cidadã ou cidadão brasileiro que preencha os requisitos definidos no edital”, disse o magistrado.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Audiência Pública sobre Teste Público da Urna 2025 - 02.07....

Também estiveram presentes na mesa da audiência o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente; o chefe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral, Rafael Fernandes de Barros Costa Azevedo; o chefe da Seção de Voto Informatizado, Rodrigo Coimbra; e o chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados, Alberto Cavalcante.

Teste da Urna

De acordo com Júlio Valente, o Teste Público da Urna 2025 tem como propósito identificar, com a ajuda da sociedade, de investigadoras e de investigadores, possíveis vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição. “O objetivo, de fato, é submeter os sistemas eleitorais a ataques, para que nós possamos verificar oportunidades de melhoria”, explicou.

Além disso, foi apresentada a estrutura da gestão do Teste, composta de Coordenação-Geral, Comissão Organizadora, Comissão Reguladora e Comissão Avaliadora, contando também com a participação de investigadoras e investigadores.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Audiência Pública sobre Teste Público da Urna 2025 - 02.07....

“Essa ação, que é conduzida pelo TSE, atua justamente no sentido de aproximar a sociedade, de ouvir a sociedade, investigadores, que podem ser professores, universitários ou qualquer cidadão de 18 anos ou mais. Eles podem vir ao Tribunal para dar sugestões, apresentar planos de teste e contribuir para o amadurecimento constante do processo informatizado da eleição brasileira”, disse Júlio Valente.

Ao todo, já foram realizadas sete edições do Teste Público: 2009, 2012, 2016, 2017, 2019, 2021 e 2023. Segundo o secretário de TI do TSE, todos os eventos colaboraram para a evolução do hardware e do software da urna eletrônica, na medida em que o Tribunal conseguiu promover melhorias e correções também a partir das contribuições dadas pelos participantes ao longo dos anos.

Escopo do teste

Constitui objeto do evento a realização de testes públicos nos sistemas de geração de mídias, captação de votos, apuração, transmissão e recebimento de arquivos para uso nas Eleições 2026, incluindo o hardware da urna eletrônica, softwares embarcados e os sistemas de apoio à verificação do funcionamento das urnas eletrônicas, nos termos da Resolução TSE nº 23.673/2021.

Júlio Valente ainda apresentou os principais marcos temporais do Teste de 2025, especificando o mês em que cada etapa ocorrerá, desde o período de inscrições até a realização do Teste de Confirmação.

Também foram esclarecidos os critérios adotados para a aprovação e a seleção de planos para o teste. Foi apresentado ainda o ambiente de execução das propostas.

A audiência foi encerrada com respostas às dúvidas enviadas previamente e durante o evento. Eventuais questionamentos podem ser encaminhados para o e-mail tpu2025@tse.jus.br.

Inscrições e calendário

As inscrições para o Teste Público da Urna devem ser feitas por meio da página oficial do evento, na qual também serão publicadas todas as informações, o calendário, os prazos e os resultados do evento.

LB/LC/DB

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido