Secretários e gestores do TRE-AL discutem Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
Secretários e gestores do TRE-AL discutem Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Na tarde desta quarta-feira (09), os secretários e gestores do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) estiveram reunidos, no auditório do Pleno, para discutir as ações do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Essa iniciativa faz parte do Programa Justiça Carbono Zero, instituído pela Resolução CNJ n. 594/2024, e tem como objetivo mapear as emissões diretas e indiretas de GEE geradas pelas atividades do órgão.
Os Gases de Efeito Estufa (GEE) são substâncias que contribuem para o aquecimento global ao reter calor na atmosfera. Os principais gases desse tipo incluem o dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄), óxidos de nitrogênio (NOx) e outros compostos resultantes da queima de combustíveis fósseis, consumo de energia elétrica, transporte, gestão de resíduos, entre outras atividades humanas e institucionais.
Com a elaboração do inventário, o TRE-AL passa a dispor de uma ferramenta estratégica para o planejamento de ações voltadas à redução e à compensação das suas emissões, alinhando-se aos compromissos nacionais e internacionais de enfrentamento às mudanças climáticas. O documento permitirá identificar os principais focos de emissão no âmbito da Justiça Eleitoral em Alagoas, subsidiando decisões mais sustentáveis e eficientes.