Projeto “Respeito em Ação” leva a temática do assédio a servidores do sertão
Projeto “Respeito em Ação” leva a temática do assédio a servidores do sertão

Objetivando promover uma cultura de respeito, dignidade e igualdade de direitos entre todos os integrantes da Justiça Eleitoral de Alagoas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) lançou, na última terça-feira (29), o projeto “Respeito em Ação – Juntos Contra o Assédio e a Discriminação”, no município de Piranhas. A ação foi coordenada pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação (CPEAMAS) do Tribunal, com foco nos servidores das Zonas Eleitorais do sertão alagoano.
A abertura do projeto foi feita pelo juiz Fausto Magno Alves, presidente da CPEAMAS do 1º grau, que enfatizou a importância de descentralizar as ações das Comissões, aproximando cada vez mais dos servidores e magistrados do interior.
“O projeto ‘Respeito em Ação’ representa um passo concreto da Justiça Eleitoral de Alagoas no enfrentamento ao assédio e à discriminação. Levar esse debate aos servidores do interior é essencial para que todos se sintam escutados, valorizados e protegidos. Mais do que uma campanha, essa é uma ação de cuidado institucional, que reafirma nosso compromisso com o respeito, a escuta e a dignidade no ambiente de trabalho”, pontuou o magistrado.
Para falar sobre os tipos de assédio e os impactos nas vidas das pessoas, o TRE/AL convidou a coordenadora da Comissão de Assédio do Tribunal de Justiça (TJ), Andrea Santa Rosa, e a assessora de Comunicação Social e Cerimonial do TRE/AL, Flávia Gomes de Barros, falou sobre comunicação não violenta e as mudanças que a prática pode efetivar no ambiente de trabalho.

