8ª edição do Teste Público da Urna aprova inscrições de 149 pessoas
Evento reúne especialistas interessados em colaborar para o aprimoramento dos sistemas eleitorais

O Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais chegou à 8ª edição com o número recorde de 149 inscrições aprovadas, o que demonstra um interesse da sociedade em uma das etapas mais importantes de fiscalização e auditoria do processo eleitoral. A lista publicada nesta terça-feira (29) traz 106 inscrições individuais e 16 de grupos (num total de 43 pessoas).
Do total, 14 inscrições são de investigadores individuais ou em grupo que declararam representar instituições, como faculdades, universidades e partidos políticos. Quarenta mulheres, sendo 35 individuais e cinco integrantes de grupos, se inscreveram.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu pedidos de inscrição de 151 pessoas interessadas em participar do Teste Público da Urna 2025, mas dois foram reprovados por não atenderem aos requisitos para participação no evento exigidos pelo edital.
O Teste Público da Urna acontece desde 2009, preferencialmente no segundo semestre de anos não eleitorais, e reúne especialistas em Tecnologia da Informação interessados em contribuir para o constante aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação. Desde a primeira edição, o evento contribui para que ocorram avanços no processo eleitoral.
O Teste enfatiza ainda o caráter de colaboração da sociedade com a Justiça Eleitoral. Em 2025, o evento acontece de 1º a 5 de dezembro, em espaço preparado e reservado na sede do TSE, em Brasília.
Calendário
Começa, nesta quarta-feira (30), o período para apresentação de recursos referentes às inscrições não aprovadas, que vai até 1º de agosto. O recurso deverá ser encaminhado por meio do sistema informado no edital.
Em 8 de agosto, ocorrerá a publicação do resultado dos recursos e a lista atualizada das inscrições aprovadas. A participação no Teste é limitada a até 15 inscrições, individuais ou em grupo, podendo os grupos ter até três participantes cada.
No período de 6 a 24 de outubro, as investigadoras e os investigadores aprovados deverão encaminhar os respectivos planos de teste e documentos complementares, se houver.
Já no dia 14 de novembro, será publicado o resultado dos recursos sobre os planos de teste e a lista atualizada dos planos aprovados.
Sorteio
A participação presencial nas atividades do evento será limitada a 45 investigadores de forma simultânea, para garantir o bom andamento dos trabalhos. Se o número de inscrições selecionadas extrapolar o estabelecido, será realizado sorteio público, em data e horário a serem divulgados no site do Teste Público da Urna 2025. O sorteio será transmitido ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Software e hardware
Conforme detalhado no edital, o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025 tem como objetivo fortalecer a confiabilidade e a segurança dos sistemas de geração de mídias, captação de votos, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, essenciais para as Eleições Gerais de 2026, incluindo-se o hardware da urna eletrônica, seus softwares embarcados e os sistemas de apoio aos processos de auditoria sobre software da urna.
Os sistemas eleitorais e respectivos componentes de software e hardware, objetos do Teste, são:
- Sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE);
- Software Básico da Urna Eletrônica, Software de Carga (SCUE), Gerenciador de Aplicativos (GAP), Software de Votação (VOTA), Recuperador de Dados (RED) e Sistema de Apuração (SA);
- Sistemas Transportador, RecArquivos e InfoArquivos;
- Subsistema de Instalação e Segurança (SIS) e KitJE-Connect;
- Urnas Modelo UE2022, com seus respectivos firmwares e mídias eletrônicas;
- Sistema de Apoio às Auditorias de Autenticidade e Integridade – Módulo (SAVP – Sorteio) e Módulo Votação (SAVP – Votação);
- Sistema Verificador Pré/Pós-Eleição (VPP);
-
Sistema Verificador de Integridade e Autenticidade de Sistemas Eleitorais (AVPART).
GR/LC/DB