Retrospectiva institucional: de junho a agosto, TRE/AL fortalece cidadania, inclusão e serviços eleitorais
Retrospectiva institucional: de junho a agosto, TRE/AL fortalece cidadania, inclusão e serviços eleitorais

Entre junho e agosto de 2025, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) concentrou esforços em medidas de modernização do atendimento ao eleitor, promoção da inclusão social e participação institucional em eventos relevantes do sistema de Justiça, reforçando a missão de ampliar o acesso aos serviços eleitorais e fortalecer práticas democráticas.
No mês de junho, uma das principais ações institucionais foi a consulta pública para elaboração das Metas Nacionais da Justiça Eleitoral para 2026, aberta ao longo de todo o mês com o objetivo de permitir a participação da sociedade civil e operadores eleitorais no aprimoramento da gestão judicante.
Em julho, o Tribunal também aprovou diretrizes para eventos institucionais com foco em linguagem simples e acessibilidade, estabelecendo normas para tornar eventos oficiais mais inclusivos e acolhedores a públicos diversos. Ainda no mês, foi reforçada a importância de serviços eleitorais essenciais com a divulgação de orientações sobre como tirar a certidão de quitação eleitoral de forma simples e gratuita, facilitando o acesso da população a esse documento.
Em agosto, o TRE-AL lançou a cartilha de atendimento ao público LGBTQIAPN+, voltada à promoção de respeito e acolhimento no atendimento, reforçando políticas de inclusão e cidadania. A Corte também participou de encontros preparatórios para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, reafirmando a atuação institucional no âmbito do sistema de Justiça.
Essas atividades compreendem ajustes operacionais, aprimoramentos institucionais e iniciativas de inclusão e comunicação, demonstrando o compromisso continuado do TRE-AL com a democratização do acesso aos serviços eleitorais, a promoção de direitos e a modernização de suas rotinas durante o segundo semestre de 2025.

