TRE/AL moderniza atendimento e atende mais de 65 mil pessoas em menos de dois anos
TRE/AL moderniza atendimento e atende mais de 65 mil pessoas em menos de dois anos

Entre outubro de 2023 e agosto de 2025, a Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) passou por uma ampla modernização, com melhorias estruturais, atualização de mobiliário, ampliação da climatização e avanços na acessibilidade para pessoas com deficiência. O objetivo das melhorias foi oferecer ao cidadão um atendimento mais rápido, eficiente e humanizado, além de melhores condições de trabalho aos servidores.
A expansão do atendimento incluiu a inauguração de uma nova unidade da Central JÁ no Benedito Bentes, descentralizando os serviços em Maceió e beneficiando a população da região norte da capital. Paralelamente, as ações itinerantes foram intensificadas e levaram os serviços eleitorais a municípios do interior, comunidades quilombolas, indígenas, ciganas e áreas rurais, alcançando públicos historicamente mais vulneráveis.
“As cinco Zonas Eleitorais de Maceió tiveram papel estratégico, cedendo servidores para reforçar todas as unidades da Central de Atendimento. Mesmo durante o fechamento do cadastro eleitoral, não foram registradas ocorrências relevantes, evidenciando a eficiência do planejamento e execução das atividades”, evidenciou o assessor Iury Souza, responsável pelos atendimentos em Maceió e durante ações itinerantes.
No período analisado, foram realizados 49.284 atendimentos no Fórum Eleitoral de Maceió, 7.945 na Central Já do Maceió Shopping, 3.083 na Central Já do Benedito Bentes e 5.894 nas ações itinerantes, totalizando mais de 65 mil atendimentos. Os números refletem não apenas a expansão da capacidade operacional, mas também a consolidação de um modelo de atendimento mais inclusivo, cidadão e eficiente.
O trabalho contou com o apoio da Presidência e da Corregedoria do TRE-AL, da Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial, da Secretaria de Administração, da Direção-Geral e da Secretaria de Tecnologia da Informação, que forneceram suporte operacional, logístico e tecnológico, especialmente no processamento do sistema ELO. O esforço conjunto consolidou uma gestão orientada a resultados, aprimorando continuamente os processos para oferecer ao eleitor um atendimento ágil e de qualidade.