Presidente do TSE participa da Flip 2025 e reforça a segurança das urnas eletrônicas

Participação da ministra Cármen Lúcia aconteceu no último sábado (2), no Centro Histórico de Paraty (RJ)

Presidente do TSE participa da Flip 2025 e reforça a segurança das urnas eletrônicas

Durante sua participação na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), realizada no último sábado (2), no Centro Histórico da cidade, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reforçou a segurança do processo eleitoral brasileiro e a confiabilidade das urnas eletrônicas.   

Em sua fala, no painel “Inteligência Artificial e Direitos Autorais”, a ministra fez um alerta sobre o uso inadequado da tecnologia, isto é, quando utilizada para substituir a ação humana. Ela citou o filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, lançado em 1936, que, segundo ela, é um exemplo de como a máquina pode acabar tolhendo a liberdade do ser humano, se for mal usada.   

De acordo com Cármen Lúcia, as novas tecnologias podem ser parceiras de mulheres e homens se usadas com responsabilidade. Exemplo de criação bem-sucedida é a urna eletrônica, implantada para ajudar o eleitorado no momento do voto, bem como para proporcionar mais segurança ao ato de votar.  

A ministra alertou ainda sobre o uso da inteligência artificial para disseminar desinformação. “Eu costumo falar sobre o risco dos ‘5Vs’. Primeiramente, [há] o V de volume de informações que cada um de nós recebe. É um volume impressionante. O que é que isso faz no cérebro da gente? E, na hora que você recebe muita coisa, você não dá conta mais de discernir o que é bom ou ruim”, afirmou. 

O segundo V, conforme explicou a ministra, é o V de velocidade, "que também impede o cérebro de raciocinar sobre cada coisa" que recebe. O terceiro V seria de variedade, que diz respeito aos diferentes temas a que cidadãos estão expostos, desde notícias locais até o que está acontecendo do outro lado do mundo, propagandas e notícias de pessoas próximas misturadas às informações de gente desconhecida. “É uma variedade [tão grande] que você não consegue focar para dizer racionalmente sobre o que você está falando, qual é a sua prioridade”, avaliou.   

Os outros dois Vs a que ela se referiu foram o de viralidade e o de verossimilhança das informações e imagens. “Impressiona-me que todo mundo fale disso com naturalidade. Viral vem de doença, de contaminação, contaminar a ideia sem filtro à sua liberdade”, completou.  

O alerta da ministra foi para que a sociedade se prepare para as Eleições Gerais de 2026 e esteja atenta e educada para driblar a desinformação, assim como para evitar que o mau uso da tecnologia afete a liberdade na hora de votar.   

“Acho que a hora em que a gente está mais livre é sozinho diante da urna, não como ser humano, mas como cidadã, cidadão. Ninguém sabe [para quem é o voto], ninguém viu e é você que põe lá. Você pensa e aperta o botão. O que você colocar ali vai ser computado, e acabou a conversa”.    

LB/LC/DB 

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 07h 30min às 13h 30min (sex)
Cartórios Eleitorais: 7h 30min às 13h 30min (seg. à sex.)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido