No combate ao racismo religioso, TRE atende 98 eleitores em centro espírita de umbanda

A ação fez parte da Caravana da Liberdade Religiosa, iniciativa do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que faz parte do Pacto do Poder Judiciário pela Equidade Racial.

Caravana Liberdade Religiosa Santana do Ipanema

Pela primeira vez na história e objetivando combater o racismo religioso com ações que aproximem o Judiciário das minorias, servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) atenderam 98 eleitores no Centro Espírita Santa Bárbara, em Santana do Ipanema, na última sexta-feira (22). A ação fez parte da Caravana da Liberdade Religiosa, iniciativa do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que faz parte do Pacto do Poder Judiciário pela Equidade Racial.


Durante toda a manhã, foram realizadas solicitações de transferência de domicílio, alistamento eleitoral, regularização da situação eleitoral, consultas e emissão de guias de multas.


Para a servidora responsável pelo Pacto do Poder Judiciário pela Equidade Racial no TRE de Alagoas, Flávia Gomes de Barros, a ação em um local onde são realizadas celebrações de religiões de matriz africana representa o compromisso do Tribunal com a aproximação das pessoas que sofrem com preconceito e racismo religioso.


“O endereço das violências é certo e o que temos de legislação e políticas públicas, atualmente, não garante que essas pessoas tenham o acesso adequado aos serviços públicos. Estar, pela primeira vez, atendendo os eleitores dentro de um centro espírita de umbanda, representa que o TRE de Alagoas despertou para a inclusão, ainda que tardia, desta parcela da população que tanto necessita de um olhar atencioso e diferenciado”, explicou a servidora.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido