Servidores do TRE/AL participam do I Encontro da Comunidade Janus

O Sistema Janus é uma solução de automação processual com aplicação de técnicas de inteligência artificial e uso de robôs.

Implantação Janus

Servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) participam, entre os dias 15 e 17 de janeiro, do início da implantação do Sistema Janus. O evento aconteceu na sede do TRE da Bahia e reuniu onze Tribunais. Ao todo, vinte e três Regionais serão contemplados com a implantação assistida da ferramenta.


O Sistema Janus é uma solução de automação processual com aplicação de técnicas de inteligência artificial e uso de robôs. Na prática, os bots são usados para executar tarefas repetitivas, o que contribui para o julgamento mais célere de processos de baixa complexidade na Justiça Eleitoral.


Implantado pelo TRE baiano em junho de 2021, o Janus contribuiu para o aprimoramento da Justiça Digital e modernização tecnológica da Justiça Eleitoral. Nas Eleições Gerais de 2022, 68,8% dos requerimentos de registro de candidaturas, autuados no Pje, foram agilizados pela ferramenta.


“Com a implantação do Janus, acredito que alavancaremos bastante os serviços no sentido de identificar rotinas automatizáveis ou aptas para uso da inteligência artificial, promovendo agilidade processual, já com foco nas eleições municipais deste ano’, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE/AL, Henrique Méro.


Ainda participaram do evento os servidores Luiz Batista de Araújo Neto, da STI, Davi Gouveia, integrante de comissão interna para a implantação da ferramenta, e Yuri Anísio, representando os cartórios eleitorais.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido