TRE alerta: 150 mil alagoanos precisam cadastrar a biometria

Tanto a coleta da biometria quanto os demais serviços eleitorais só estão disponíveis até o dia 08 de maio

COleta Biometria Retomada

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) informa que todos os cartórios eleitorais distribuídos pelo Estado retomaram a coleta de dados biométricos nos seus atendimentos. O cadastramento, que havia sido suspenso em 2020 devido à pandemia, impacta, em especial, as pessoas que solicitaram o alistamento eleitoral (1º título) após a suspensão da biometria em 2020. A biometria dá maior segurança à identificação do eleitorado no momento da votação. Tanto a coleta da biometria quanto os demais serviços eleitorais só estão disponíveis até o dia 08 de maio, data em que acontece o fechamento do cadastro, em razão das eleições de outubro.


Em Alagoas, 150.960 eleitoras e eleitores não possuem a biometria coletada, percentual que representa 6,49% do eleitorado estadual (que é composto por 2.325.656 eleitores). O cadastramento biométrico no Estado foi concluído em 2012 e, desde então, todos os eleitores que solicitavam o alistamento já coletavam a assinatura eletrônica, sua foto (com medidas da face) e as suas impressões digitais.


O atendimento nos cartórios eleitorais em todo o Estado acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Em Maceió, existe ainda a possibilidade de atendimento no posto da Central Já, no Maceió Shopping, das 8h às 17h, de segunda a sexta. O TRE de Alagoas inaugurará, ainda em janeiro, mais um posto de atendimento ao eleitor, na Central Já do Shopping Pátio, na parte alta da cidade.

Atendimento virtual só é concluído com a coleta biométrica


Os eleitores que solicitarem o alistamento eleitoral virtualmente, no portal do TRE ou do TSE, terão 30 dias para comparecer presencialmente aos cartórios eleitorais ou postos de atendimento ao eleitor para efetivar o atendimento com a coleta biométrica. Caso não compareçam dentro do prazo, a solicitação não será concluída.

ícone mapa

Avenida Aristeu de Andrade nº 377, Farol, Maceió/AL 
CEP 57051-090
Telefone: (82) 2122-7700

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horários de funcionamento
TRE-AL: 13h às 19h (seg. à qui.) e 7h30 às 13h30 (sex.)
Cartórios Eleitorais: 7h30 às 13h30 (seg. à sex.)

Acesso rápido