Bate-papo sobre empoderamento feminino reuniu servidores do TRE/AL
Dezenas de servidoras – e servidores – da Secretaria do Tribunal e de cartórios eleitorais do interior prestigiaram o evento, que foi organizado pelo Programa Mais Qualidade de Vida.

“Posso dizer que saio desse evento com outra mentalidade, com uma visão completamente diferente de ver as coisas. Já estou me sentindo uma mulher mais forte e mais emponderada”. Foi com essas palavras que uma servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) agradeceu às palestrantes que participaram do evento “Empoderamento feminino e política”, na última sexta-feira (26).
Dezenas de servidoras – e servidores – da Secretaria do Tribunal e de cartórios eleitorais do interior prestigiaram o evento, que foi organizado pelo Programa Mais Qualidade de Vida. “Este ano, a Justiça Eleitoral lançou um olhar todo especial para o fomento de campanhas e ações que incentivem e discutam a participação da mulher na política. Esse bate-papo foi apenas o primeiro passo do nosso planejamento, que ainda inclui campanhas nas redes sociais e ações para nosso público interno”, explicou a assessora de Comunicação do Tribunal, Flávia Gomes de Barros.
Entre as convidadas para contar um pouco sobre suas experiências como mulher no mercado de trabalho e nas relações interpessoais estavam a juíza Maria Valéria Lins Calheiros, que também é a única mulher a integrar o Pleno do TRE/AL, a procuradora da República Aldirla Pereira de Albuquerque, a doutora em Estudos de Gênero Júlia Araújo Mendes e Bruna Teixeira, que é mestranda em Antropologia Social e colaboradora do Mandacaru – Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos da UFAL – Universidade Federal de Alagoas.
Temas como o número de mulheres no mercado de trabalho, o assédio moral e sexual e maneiras como as mulheres podem se defender mediante situações constrangedoras foram abordados pelas convidadas, que arrancaram das servidoras questionamentos instigantes que ampliaram ainda mais a discussão.